Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 06/08/2015 - Atualizado 07/02/2019

Câncer de Rim: Quando suspeitar da doença?

Câncer de Rim: Quando suspeitar da doença?

Os rins são órgãos essenciais para a filtragem de substâncias tóxicas do organismo, por isso merecem atenção para que seu funcionando ocorra de maneira saudável. Porém, quando uma pessoa assume alguns comportamentos de risco como não ter uma dieta alimentar balanceada, ser obeso sedentário ou fumante, pode apresentar maior chance de desenvolver doenças crônicas como o câncer.

Quem vive uma rotina com esses maus hábitos deve estar atento aos sinais que o corpo mostra e que registram que algo não vai bem no organismo. Especialmente para os tumores urológicos, um dos principais sintomas de doenças no trato urinário é a presença de sangue na urina, conhecido como hematúria.

Sintomas do câncer de rim

O câncer de rim é incomum e mais prevalentes em pessoas que têm entre 50 e 70 anos e, na maior parte dos casos, são descobertos ao acaso durante um exame, geralmente ultrassonografia, para investigar outros sintomas. Os sintomas mais comuns, quando presentes, são:

  • Hematúria
  • Dor lombar
  • Massa (caroço) na lateral ou na parte inferior das costas
  • Emagrecimento
  • Fadiga

Esses são alguns indícios de que os rins podem ter desenvolvido um tumor. Ao sentir esses sintomas a indicação é a de procurar um médico Urologista para avaliar o caso e realizar o diagnóstico.

Médico Urologista

Mesmo que o diagnóstico seja realizado por um médico de outra especialidade, recomenda-se uma avaliação especializada com um Urologista. Nesta avaliação procure levar o máximo de informações referentes ao seu histórico de saúde, juntamente com todos os exames e medicações em uso. Considere levar um familiar ou amigo, para que o máximo de informações seja absorvida.

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura

O câncer de rim tem tratamento e com possibilidades de cura na maioria dos casos, para isso o quanto mais cedo for descoberta, maior a chance de recuperação. Os médicos ressaltam que, por apresentar sintomas apenas quando a doença já está em estágios mais avançados, é importante realizar exames de rotina frequentemente. O diagnóstico precoce é o ideal para um tratamento menos agressivo e menos traumático para o paciente.

Cuide da sua saúde

Para diminuir os riscos de desenvolver câncer urológico e outras doenças graves, os hábitos de vida saudável contribuem para o bem estar e bom funcionamento do organismo. A escolha por uma alimentação balanceada e ingestão de fontes de fibra como frutas e legumes e alimentos integrais, a prática de atividade física três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos, e não fumar são as principais indicações.

Quer saber mais sobre o câncer de rim, como os tipos de tratamento e como ter qualidade de vida após o tratamento? Acesso nossos artigos e procure a tag: +Câncer de Rim.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 5179 RQE 9107

Membro da equipe do NeoUro – Núcleo de Estudos em Onco-urologia Graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1989). Residência médica em urologia pelo Hospital Governador...   Ver Lattes