Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 22/02/2017 - Atualizado 07/02/2019

Dicas valiosas para saber como cuidar da saúde sexual

Dicas valiosas para saber como cuidar da saúde sexual

Uma das primeiras orientações para saber como cuidar da saúde sexual é clássica: consultar-se regularmente com o médico urologista. Alimentar-se corretamente e ter bons hábitos, como praticar exercícios regulares, também são importantes para o bom desempenho na relação. Existem, ainda, outras medidas específicas que são efetivas, que relacionamos a seguir.

O que é preciso saber sobre como cuidar da saúde sexual?

Algumas recomendações para saber como cuidar da saúde sexual são:

Ingerir mais vitaminas e menos gorduras

As vitaminas agem como antioxidantes e ajudam a proteger o organismo. Já o excesso de gordura atua de forma contrária e representa um risco para a fertilidade e para alcançar uma ereção satisfatória. Problemas como os de ejaculação e disfunções hormonais também são mais frequentes em pessoas com maior volume de gordura no corpo.

Realizar exames rotineiramente

Essa é uma dica valiosa, principalmente porque o equilíbrio hormonal influencia diretamente na saúde sexual. Por isso, realizar avaliações e exames, especialmente os que monitoram os hormônios sexuais, como a testosterona, é importante. Isso, no entanto, não dispensa os exames rotineiros (de urina e cardiovasculares), capazes de detectar outras doenças que podem afetar a saúde sexual.

Praticar atividade física

A atividade física contribui para o controle do peso e a manutenção da saúde cardiovascular, duas condições essenciais para uma boa saúde sexual. Sem contar que a prática regular de exercícios também diminui a chance de uma pessoa ter hipertensão e depressão.

Adotar hábitos saudáveis

O estilo de vida conta muito na saúde sexual. Não fumar, não usar drogas, não consumir bebida alcóolica em excesso são medidas que protegem a saúde reprodutiva de possíveis danos.

Higienizar-se corretamente

A correta higiene da região genital evita que bactérias se proliferem no local e que surjam infecções e/ou inflamações. Fimose, balanopostite e mesmo o câncer de pênis são doenças causadas, basicamente, pela falta de limpeza no órgão. Portanto, higienizar-se corretamente é uma medida simples e fácil de ser adotada para a manutenção da saúde.

Relaxar

A ansiedade e o estresse são duas condições que estão associadas a alguns problemas sexuais. Um deles é a ejaculação precoce. Outro, é a falta de ereção. Logo, buscar formas de relaxar beneficia, e muito, a vida sexual.

É possível que, seguindo essas dicas  sobre como cuidar da saúde sexual, as chances de algum problema acontecer diminuam, mas elas não deixam de existir. O conhecimento é essencial para conseguir reconhecer quando algo não está bem e intervir a tempo de evitar complicações.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 8402 RQE 4270

Formado em medicina pela UFSC, o Dr. Luís Felipe Piovesan é especialista em urologia pela Fundació Puigvert, Barcelona, e doutor em urologia pela USP. É coordenador científico do Hospital Governador Celso Ramos e foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, secção SC. Seus principais interesses são a urologia oncológica e tumores urológicos.   Ver Lattes