Artigos

Artigos

Por: - Urologista - CRM/SC 12492 RQE 10675
Publicado em 22/01/2016 - Atualizado 07/02/2019

Certos alimentos evitam o surgimento de câncer: verdade ou mentira?

Certos alimentos evitam o surgimento de câncer: verdade ou mentira?

Uma boa alimentação faz parte de uma vida saudável. Os alimentos concedem ao organismo os nutrientes que necessita para manutenção do peso adequado, da imunidade, dos níveis de energia que precisamos para realizar as atividades diária, entre outros inúmeros benefícios. É por isso que os médicos frisam tanto a importância de alimentar-se de forma correta.

Os alimentos são importantes aliados para a prevenção de doenças. Uma delas é o câncer de próstata. Apesar de o único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento da neoplasia ser a idade, um condicionante importante é a alimentação. Dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver este tipo de câncer.

Além disso, a obesidade também é apontada como um fator que favorece o desenvolvimento da doença, em especial para aquelas de comportamento mais agressivo. Em contrapartida, é possível que dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E e ômega-3 sejam capazes de conferir algum efeito protetor contra o câncer de próstata.

A alimentação como aliada

O consenso da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Instituto Nacional de Câncer brasileiro (Inca), do Instituto Nacional do Câncer norte-americano e do órgão britânico de pesquisa em câncer é de que a alimentação é uma das medidas mais importantes para a prevenção do câncer.

Uma alimentação equilibrada inclui um maior consumo de frutas, verduras e legumes e porções reduzidas de carnes vermelhas, carnes processadas e laticínios. É a mesma indicada para diminuir o risco de outras doenças graves como diabetes, derrames e doenças do coração, e não requer nada de especial, a não ser a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis por parte das pessoas que ainda não os detêm.

Alimentos protetores

Os pesquisadores dedicaram tempo para descobrir exatamente quais frutas, verduras legumes e grãos devem ser consumidos para prevenir o surgimento de tumores. São alimentos que detém propriedades antimicrobianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes capazes de desacelerar o processo de desenvolvimento das células cancerosas.

As frutas vermelhas são as que detém em maior proporção estas características, assim como a cúrcuma ou açafrão, o brócolis, o ômega-3, o chá verde e o tomate. Os componentes encontrados em alguns desses alimentos reduzem o risco de câncer. É o caso da curcumina, presente na cúrcuma. E há os que são antioxidantes, como o chá verde, que ajudam o organismo a eliminar as substâncias que fazem mal.

Prevenir-se contra o câncer é a melhor forma de impedir que a doença se desenvolva. A alimentação é um dos itens importantes da prevenção e deve receber a devida atenção das pessoas, principalmente daquelas que querem viver mais e melhor.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM/SC 12492 RQE 10675

Dr. Ricardo Kupka é formado em medicina pela UFSC. Especialista em urologia e cirurgia geral no Hospital Governador Celso Ramos. Realizou fellowship em Uro-Oncologia pela USP e Hospital Sírio Libanês, e o doutorado em Urologia na USP. É membro da NeuUro - Núcleo de Estudos em Onco-urologia da Uromed. Seus principais interesses são urologia oncológica e tumores urológicos.   Ver Lattes