Por: Dr. Ivam Moritz Martins da Silva - Urologista - CRM 2965 RQE 218
Publicado em 27/02/2015 - Atualizado 07/02/2019
A partir da puberdade, a população masculina deve ficar atenta ao câncer de testículo. Embora seja raro, quando alguém é acometido, o crescimento da doença geralmente é rápido e o tumor pode ser agressivo. Por isso, é indicado que homens após a puberdade realizem o autoexame mensalmente. Indolor, rápido e fácil de ser feito, pode ser essencial para salvar a sua vida.
Importância do autoexame dos testículos
O autoexame testicular permite que o tumor de testículo seja detectado precocemente. Com isso, o tratamento pode começar quando a doença ainda está no início, aumentando as chances de cura. A maior incidência desse tumor é em homens entre 15 e 35 anos, mas isso não faz com homens com mais idade não precisem também realizar o autoexame.
Outro ponto que ajuda a deixar esse exame ainda mais importante é que boa parte dos homens não consulta regularmente com o Urologista, ou seja, não se submete ao exame médico devido para que o diagnóstico de possíveis doenças possa ser realizado precocemente. Com isso, o autoexame torna-se ainda mais importante, pois é a maneira do homem detectar que algo está errado e procurar um profissional com brevidade.
Simples, o autoexame pode ser feito logo após o banho quente, pois o escroto fica mais relaxado e facilita a palpação. Deve-se procurar nódulos ou regiões mais duras. No geral, o câncer de testículo não causa dor.
Antes de fazê-lo, é preciso estar ciente de que estará procurando alguma alteração no local, como o aumento do tamanho, dor, nódulos, dor na virilha, alteração na consistência ou qualquer outra anormalidade. Depois disso, siga o passo a passo:
É válido ressaltar que não é por que uma alteração foi encontrada no autoexame que necessariamente a pessoa está com câncer. Pode ser o começo de uma infecção, por exemplo. Porém, seja qual for a doença, quanto antes o diagnóstico for feito e o tratamento for iniciado, maior a probabilidade de cura.
Material escrito por: Dr. Ivam Moritz Martins da Silva
- Urologista - CRM 2965 RQE 218
Graduação em Medicina pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC (1978) Residência Médica em Urologia pelo HGCR – Hospital Governador Celso Ramos (1980) Urologista membro do...