Artigos

Artigos

Por: - Urologista - CRM 650 RQE 5273
Publicado em 17/12/2017 - Atualizado 07/02/2019

Conheça os sintomas da infecção nos rins e de outras doenças que podem prejudicar os órgãos

Conheça os sintomas da infecção nos rins e de outras doenças que podem prejudicar os órgãos

Pergunte a qualquer pessoa que já teve os sintomas da infecção nos rins: a dor é a pior parte de todos os sinais desencadeados pela condição. Você, provavelmente, não vai querer passar pelo mesmo. Por isso, fique alerta para não correr riscos!

 

Os sintomas da infecção nos rins podem ser desencadeados pelo acometimento de apenas um ou ambos os órgãos. A dor pélvica e nas costas é intensa. Em determinados casos, provoca até febre.

 

O risco de não dar atenção aos sintomas da infecção nos rins é o de o problema se agravar e danificar um ou os dois rins, permanentemente. Isso pode ser evitado, estando atento aos sinais do corpo.

 

A infecção pode ser causada por bactéria, fungos ou vírus. Os micro-organismos chegam aos rins por meio da bexiga. Infecções duradouras do órgão facilitam o acesso deles aos rins. Uma vez alojados, surge a inflamação.

 

O urologista pode observar os sintomas da infecção nos rins e diagnosticar o problema por meio do quadro de saúde do paciente ou dos exames clínicos. O teste realizado para identificar a bactéria que provoca a infecção e as formações de células sanguíneas brancas é o de urina. O tratamento é feito com antibióticos. Algum medicamento analgésico ou anti-inflamatório também pode ser prescrito para amenizar a dor.

Orientações sobre os sintomas da infecção nos rins

A principal recomendação para quem sabe que detém uma infecção nos rins é beber muita água. A quantidade mínima a ser consumida é dois litros por dia. Também, é preciso evitar ficar muito tempo sem urinar.

 

Nos casos em que a sensação de dor é intensa, uma alternativa é aplicar calor sobre os locais que estão doloridos para aliviá-la.

 

Consumir vitamina C também é indicado. O nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção da infecção urinária. Frutas como laranja, tangerina e toranja são boas fontes de vitamina C.

 

A falta de cuidado e atenção aos sintomas da infecção nos rins pode fazer com que a situação se complique e evolua para uma doença renal crônica ou insuficiência renal aguda.

 

Outras doenças que, não tratadas, podem prejudicar a saúde são:

Cálculos renais

Também conhecidos como pedras nos rins, os cálculos renais surgem, na grande maioria das vezes, quando a ingestão de líquido é abaixo da recomendada, o consumo de sal é alto, assim como o de proteínas, dentre outros fatores.

Cistos renais

São uma espécie de bolhas, que surgem no meio do rim. Indivíduos com idade acima dos 40 anos estão mais propensos a desenvolvê-los. Eles não representam um risco para a saúde, mas nem por isso deixam de precisar de acompanhamento médico.

Tumor ou câncer no rim

É um tumor raro e que, mesmo assim, merece atenção. Muitas vezes, é maligno. Porém, há chance de cura, ainda mais nos casos em que a doença é detectada precocemente.

 

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 650 RQE 5273

Formado em medicina pela UFSC e especialista em urologia Hospital Estadual Souza Aguiar, o Dr. Reginaldo Oliveira é professor de urologia desde 1969. Já foi presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, secção SC. Seus principais interesses são a uroneurologia e disfunções miccionais.   Ver Lattes