Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 26/10/2015 - Atualizado 07/02/2019

Equipe de atendimento da UROMED participa do Outubro Rosa

Equipe de atendimento da UROMED participa do Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, a equipe de atendimento da UROMED participa do movimento Outubro Rosa vestindo camiseta alusiva à campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Outubro Rosa

O Movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1985, e iniciou ações e parceria entre empresas e organizações para alertar as mulheres a respeito do câncer de mama. A campanha ilumina fachadas de prédios e monumentos com a cor rosa para lembrar a importância dos cuidados com a saúde, e para gerar conscientização e estimular a prevenção, identificação dos riscos, diagnóstico precoce e tratamento dos tipos de câncer que mais matam as mulheres.

A UROMED participa da campanha e endossa a importância que as mulheres devem dar aos exames regulares e cuidados preventivos, que envolvem a escolha por uma alimentação saudável, prática regular de exercício físico, deixar de fumar e ficar atenta aos sinais e sintomas que o corpo pode mostrar.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

  • Caroço (nódulo), geralmente indolor;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída de líquido anormal das mamas.

A presença de qualquer alteração no formato das mamas e também lesões na pele devem ser analisadas por um médico, que dará o encaminhamento necessário para exames específicos.

Campanhas para mulheres e homens

O Outubro Rosa incentivou outro movimento, o Novembro Azul, que no próximo mês tem o mesmo objetivo de alertar para os cuidados e prevenção do câncer, mas neste caso o alvo são os homens e os tumores de próstata.

Novembro Azul

No caso dos homens, o cuidado preventivo também inclui a manutenção dos bons hábitos em relação à alimentação e atividade física. Mas, diferente dos tumores de mama, o câncer de próstata não costuma indicar sintomas nas fases iniciais, por isso o homem deve realizar os exames de dosagem de PSA e toque retal com a frequência orientada pelo médico Urologista.

Prevenção é o caminho

Cuidar da saúde é uma responsabilidade de homens e mulheres. É preciso vencer o preconceito em relação aos exames e também o medo de encontrar alguma doença, afinal caso algum tumor esteja em desenvolvimento, quanto mais precoce for o diagnóstico maiores as chances de tratamento e cura.

Para saber mais a respeito de prevenção de doenças, cuidados e dicas acompanhe nossos artigos semanais e fique informado.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 8402 RQE 4270

Formado em medicina pela UFSC, o Dr. Luís Felipe Piovesan é especialista em urologia pela Fundació Puigvert, Barcelona, e doutor em urologia pela USP. É coordenador científico do Hospital Governador Celso Ramos e foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, secção SC. Seus principais interesses são a urologia oncológica e tumores urológicos.   Ver Lattes