Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 25/09/2021

Inflamação da uretra: como saber se você está livre desse problema

Inflamação da uretra: como saber se você está livre desse problema

A inflamação na uretra, também chamada de uretrite, é um problema que afeta o canal de contato entre a bexiga e o exterior, responsável por expelir a urina. Ela pode ser infecciosa ou não, depende dos casos.

Embora a condição possa acometer homens e mulheres de todas as idades, a inflamação na uretra é mais comum no sexo feminino. Além disso, a uretrite pode se desenvolver para uma doença mais séria, como a gonorreia e a cervicite, inflamação no colo do útero.

As alterações no colo uterino são responsáveis por 15% a 50% das causas de infertilidade feminina. Por conta disso, é fundamental iniciar o tratamento contra a inflamação na uretra, para que a doença não evolua para enfermidades mais graves, com complicações.

Continue lendo para saber mais sobre esse problema, suas causas e possíveis sintomas.

Quais as causas da inflamação na uretra?

A inflamação na uretra tem diversas causas, sendo desencadeada por bactérias, fungos ou vírus. Contudo, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são as principais responsáveis pelo desenvolvimento da uretrite. Isso quer dizer que os agentes causadores da inflamação na uretra podem ser transmitidos por meio do contato sexual, oral, vaginal ou anal sem o uso de preservativo.

Entre os principais microorganismos transmissíveis sexualmente que podem causar essa inflamação estão:

  • Chlamydia Trachomatis: bactéria responsável pela clamídia;

  • Trichomonas Vaginalis: protozoário que causa a tricomoníase; e

  • Herpes: causador da herpes genital.

Mas também há outras causas para a inflamação na uretra, como o contato dos genitais com as bactérias intestinais, o que pode ocorrer por meio do sexo anal. Nesses casos, é comum que a Escherichia coli se acople no pênis.

As doenças autoimunes, irritações químicas ou tumores na uretra também podem causar a uretrite.

Quais os sintomas da inflamação da uretra?

Em uma parte dos casos, a uretrite inflamatória pode não apresentar sintomas muito visíveis, ficando mais evidente com o avanço desse problema. No entanto, os principais sintomas nos homens e mulheres são:

  • corrimento claro e esbranquiçado na região íntima;

  • queimação e ardência ao urinar;

  • coceira no órgão genital e nas demais regiões;

  • inchaço; e

  • nos homens, dor no saco escrotal.

Ao relatar ao seu médico determinada exposição a alguma IST, como a clamídia ou gonorreia, podem ser solicitados alguns exames, que são feitos para diagnosticar a inflamação e buscar o tratamento mais indicado conforme o microorganismo causador.

A inflamação na uretra tem complicações?

Ao perceber uma secreção saindo do canal da urina, é importante procurar um médico quanto antes. As inflamações na uretra não tratadas podem causar complicações, como o estreitamento do canal (estenose) e riscos de infecção na bexiga e nos rins.

Além disso, também pode gerar outros problemas, como:

  • dores e inchaço nas articulações;

  • infecção nos olhos e

  • maior probabilidade de contrair ou espalhar o vírus HIV.

Consequências da uretra feminina inflamada

Como já falado, a uretra feminina inflamada, quando não tratada, pode ter sérias consequências, inclusive causando a infertilidade, o que traz sérias sequelas para as mulheres que desejam formar uma família.

Isso ocorre quando a inflamação se espalha e atinge outros órgãos, como as tubas e o colo uterino, causando uma reação inflamatória que pode ocasionar a obstrução de alguns desses órgãos.

Como consequência, o espermatozoide não consegue chegar ate o óvulo e a mulher não consegue engravidar. Isso pode ser temporário, passando com o devido tratamento, ou permanente.

Consequências da uretra masculina inflamada

A uretra masculina inflamada também pode causar a infertilidade. Isso ocorre quando a inflamação chega até os testículos, diminuindo a produção do sêmen e reduzindo a quantidade e a movimentação dos espermatozoides.

Assim como na inflamação da uretra na mulher, esse problema pode ocorrer de forma permanente ou não.

Todas as consequências citadas reforçam a importância de se procurar um médico ao sentir qualquer sintoma ou perceber alguma anormalidade na região íntima. Iniciar o tratamento quanto antes evitará possíveis complicações, assim como a transmissão da doença para outros parceiros sexuais.

Como é o tratamento para inflamação da uretra?

A inflamação na uretra pode ser tratada com antibióticos, em caso de infecção bacteriana. Geralmente, é medicada uma dose única. Mas isso não garante a imunidade se a pessoa voltar a ter contato com a bactéria.

Caso você seja diagnosticado com uretrite, é fundamental comunicar os seus parceiros sexuais dos últimos dois meses. Assim, eles também podem ser examinados e tratados.

É importante, também, evitar relações sexuais até que o tratamento seja concluído, caso contrário, a infecção pode não desaparecer. Para realizar o tratamento, é preciso procurar um urologista ou uma ginecologista que irá avaliar os sintomas, realizar exames e prescrever os remédios mais indicados para o caso.

Dicas para prevenir a inflamação na uretra

A principal prevenção contra a inflamação na uretra é o uso de camisinha durante as relações sexuais, inclusive a oral. Além disso, recomenda-se manter a região íntima limpa, com a higienização frequente após urinar ou defecar.

Caso você tenha uma doença autoimune, um tumor ou irritações na sua área íntima, faça consultas regulares com o seu médico de confiança para evitar esse problema.

Outra dica valiosa que podemos dar é ao diagnosticar a inflamação da uretra, não tente realizar nenhum tratamento caseiro. Isso, além de aumentar a inflamação na uretra, pode irritar, queimar ou prejudicar ainda mais a situação.

Se você notou algum sintoma ou mudança no seu corpo, não deixe de agendar um horário com um urologista. Vale ressaltar que essa especialização é responsável pelo sistema urinário tanto do homem quanto da mulher. Por isso, pode ser consultado por ambos os gêneros.

E caso você tenha gostado desse conteúdo e deseje saber mais sobre a saúde urológica, doenças que afetam esse sistema e ainda quer receber dicas para cuidar melhor da sua saúde e evitar patologias, nos siga no Instagram e no Facebook. Nesses canais, compartilhamos mais informações sobre a nossa clínica, nossos profissionais e nossa atuação.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 4117 RQE 3175

O Dr. Nívio Pascoal é formado em medicina pela UFSC, especialista em urologia e em andrologia. Coordenou o Programa de Residência Médica em Urologia do Hospital Governador Celso Ramos, onde atualmente é urologista. Seus principais interesses são a andrologia, medicina sexual e reprodução humana.