Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 08/01/2018

O tamanho do pênis influencia no prazer sexual?

O tamanho do pênis influencia no prazer sexual?

Será que o tamanho do pênis influencia no prazer sexual? Para chegar até a resposta dessa pergunta é preciso, antes, ter conhecimento sobre alguns pontos que circundam a questão.

Considerando que o tamanho médio do pênis é 14 centímetros, qual será o tamanho da vagina? A profundidade do canal do órgão sexual feminino possui de nove a 12 centímetros. Agora, é só fazer as contas: se a vagina possui no máximo 12 centímetros e o pênis, em média, 14 centímetros, pode ser que as medidas desproporcionais tornem a relação sexual desconfortável. Sem contar que há a possibilidade de a parceira terminar o sexo machucada e com dor, caso o casal não adapte as posições na cama.

E tem mais uma coisa: a parte mais sensível da vagina, a que responde aos estímulos eróticos, fica próximo à entrada do canal vaginal. Isso quer dizer que, para dar prazer para a parceira, o homem precisa acertar na excitação da região, o que independe do tamanho do pênis.

Tem diferença no tamanho do pênis ereto ou não?

Outra coisa que precisa ficar clara para os homens (e algumas mulheres que tendem a disseminar a crença de que o tamanho do pênis importa na relação), é que o órgão detém dimensões diferentes quando está flácido.

O pênis não ereto mede entre seis e nove centímetros. Esse tamanho ainda pode ser menor sobre a ação de algum fator externo, como o frio. Em temperaturas muito baixas, o órgão pode retrair ainda mais, e diminuir o comprimento. Mas, a extensão do órgão nessas condições, é importante lembrar, não é a mesma que ele terá quando ereto.

Como o pênis fica ereto?

Para observar o tamanho do órgão enrijecido, o homem precisa de um estímulo erótico. Somente assim é que o cérebro envia impulsos nervosos ao pênis para que os músculos dos corpos cavernosos relaxem e as artérias do local se dilatem.

Os corpos cavernosos são duas estruturas localizadas no interior do pênis que, com o aumento do fluxo de sangue, expandem seu volume, provocando a ereção. Após a vasodilatação, a ereção ainda passa por outros dois estágios: um é quando o pênis fica completamente ereto e pronto para a relação; no outro, ocorre a ejaculação e o orgasmo.

 

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 4117 RQE 3175

Graduação em Medicina pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (1985) Residência médica em urologia pelo HGCR – Hospital Governador Celso Ramos (1988) Estágio em Urologia no hospital das...