Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 30/05/2017 - Atualizado 07/02/2019

Qual é o médico que cuida da saúde do homem?

Qual é o médico que cuida da saúde do homem?

As mulheres com algum problema de saúde não tem dúvida: marcam logo uma consulta com o ginecologista. E os homens, a quem recorrem nesses momentos? Ao andrologista, o médico que cuida da saúde do homem.

A andrologia é a especialidade médica que estuda e trata as alterações das funções reprodutora e sexual no homem, principalmente as relacionadas à Infertilidade masculina e disfunções sexuais.

Assim como as mulheres, os homens também deveriam realizar consultas periódicas com o andrologista. A ida regular ao médico é uma medida preventiva para evitar o desenvolvimento de doenças que avançam por não terem sido diagnosticadas já no início, por exemplo. Também é importante de ser realizada nos momentos de mudanças anatômicas e funcionais para que o especialista possa acompanhar o desenvolvimento masculino.

O médico que cuida da saúde do homem não é o urologista?

O médico andrologista é o profissional da medicina especializado no sistema reprodutor masculino. O médico urologista cuida do sistema urinário de homens e mulheres, e dá assistência às questões masculinas, como a realização do exame de próstata, quando o homem não consegue consultar com o médico especialista em andrologia.

O adequado é o homem encontrar um andrologista para orientá-lo, especialmente a partir do momento em que começa a ter uma vida sexual ativa, durante todas fases da vida. Da adolescência à terceira idade, ocorrem mudanças no organismo masculino capazes de modificar as funções sexuais, às quais é preciso estar atento.

É comum na adolescência, por exemplo, as ejaculações precoces. A falta de tratamento ou tratamento inadequado para a condição pode desencadear até problemas psicológicos.

Após esse período, quando chegam à vida adulta e possuem uma vida sexual ativa, os homens ficam sujeitos às doenças sexualmente transmissíveis, a inflamações, a irritações e a coceiras nos genitais. Outros problemas que podem surgir estão associados à fertilidade, disfunção erétil e andropausa.

É recomendado realizar as vasectomias e as cirurgias para reversão do procedimento com o andrologista. O profissional atua direcionado para a qualidade de vida dos homens e é o mais indicado para diagnosticar de forma precisa e tratar adequadamente as patologias masculinas. Consultar com o andrologista é uma forma de o homem aproveitar a vida com saúde!

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 7643 RQE 3410

Graduação em Medicina pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – PB (1996) Internato Médico pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC (1996) Residência...   Ver Lattes