Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 21/10/2015 - Atualizado 07/02/2019

Saiba como identificar sintomas de tumores do trato urinário

Saiba como identificar sintomas de tumores do trato urinário

O sistema urinário é o responsável por separar o sangue das substâncias tóxicas e nocivas ao organismo e eliminar essas toxinas através da urina. Os órgãos que compõe esse sistema são os rins, o ureter, a bexiga e a uretra.

Esses órgãos e tecidos, assim como outras partes do corpo, podem sofrer a influência do crescimento desordenado de células que, de maneira agressiva e incontrolável, se reproduzem e formam os tumores.

Fatores de risco

Algumas pessoas estão mais propensas a desenvolver tumores, principalmente quem já teve casos na família. A hereditariedade é um dos principais fatores que influenciam no desenvolvimento dos tumores urinários, porém alguns maus hábitos também são responsáveis pelo surgimento da doença. Fumar, tomar bebidas alcoólicas em excesso, ser sedentário e obeso, e ter alimentação desequilibrada são alguns fatores que colocam a pessoa em risco.

Quem se identifica com esse perfil de riscos deve ficar atento aos sintomas que o organismo demonstra e ficar alerta, pois normalmente os tumores do trato urinário não apresentam sintomas específicos, mas algumas mudanças podem ser observadas. Caso seu organismo tenha desenvolvido um câncer, o diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento e de cura.

Identifique os sintomas e saiba quando procurar um médico Urologista:

Bexiga

O principal sintoma para qualquer alteração na bexiga é o surgimento de sangue na urina, a hematúria. Em alguns casos a urina pode apresentar aspecto avermelhado, porém outras vezes só é possível detectar com exames específicos. Por isso, caso sinta um aumento na vontade de urinar ou episódios de urgência para urinar, dor nas costas ou dor pélvica e dor ao urinar, com ou sem sangue, procure um Urologista para fazer uma investigação das causas. Na fase inicial o câncer de bexiga é altamente tratável e apresenta grandes chances de cura.

Rim

Os rins são os órgãos que filtram as substâncias nocivas ao organismo, estão em constante trabalho e os principais alertas para algo errado são a dor lombar, a hematúria, perda de peso repentina, aumento do volume do abdome, cansaço excessivo e febre.

Ureter

Os tumores no ureter são mais raros. Costumam atingir mais os homens acima dos 65 anos e são considerados tumores do trato urinário superior. Assim como os sintomas dos outros órgãos, o sangue na urina e as dores lombares são os sintomas mais comuns.

Prevenção de tumores urológicos

A prevenção aos tumores do trato urinário pode manter homens e mulheres afastados do câncer. O fator ligado à hereditariedade não podem ser alterados, contudo são raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores de herança genética.

Já os fatores ambientais são controlados por cada indivíduo e são muito mais determinantes no surgimento, ou não, de câncer. Atualmente o consumo de muitos alimentos industrializados e a falta de atividade física regular provocam o aumento do peso, o que coloca as pessoas em maior risco para desenvolver uma série de doenças crônicas, não só o câncer.

Substitua a ingestão de alimentos processados por opções naturais. Deixar de tomar refrigerantes e prefira sucos de frutas feitos na hora, coma menos produtos defumados e embutidos (salsichas, bacon, frituras, molhos industrializados), pois eles possuem ingredientes que fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Pare de fumar e escolha uma atividade física para praticar com regularidade, pelo menos por 30 minutos três vezes por semana.

Fique atento aos sinais que seu corpo emite, ao sentir mudanças significativas, dor e sangue na urina procure um médico Urologista, que poderá determinar o procedimento necessário para investigação e diagnóstico de uma possível doença.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 8402 RQE 4270

  Graduação em Medicina pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC (1998) Residência Médica em Urologia pelo HGCR – Hospital Governador Celso Ramos, Florianópolis – SC...   Ver Lattes