Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 18/08/2015 - Atualizado 07/02/2019

Urologista é médico só de homens? Mulheres também sofrem de câncer urológico

Urologista é médico só de homens? Mulheres também sofrem de câncer urológico

Homens e mulheres são, de maneira geral, atendidos pelos mesmos médicos, porém, quando o assunto é saúde reprodutiva cada um tem seu especialista: os Ginecologistas para as mulheres e os Urologistas para os homens. Contudo, quando a mulher apresenta alguma alteração no trato urinário é o Urologista que ela deve procurar, pois além do sistema reprodutor masculino é ele o profissional da área médica que cuida dos rins, ureteres, bexiga, uretra e adrenal tanto de homens quanto de mulheres e crianças.

A hematúria: sangue na urina

Uma das situações que fazem homens e mulheres procurarem um Urologista é a hematúria, o surgimento do sangue na urina. Esse é um dos sintomas que indica alteração no trato urinário e as causas precisam ser investigadas. A hematúria pode não representar o desenvolvimento de uma doença, porém os tumores de bexiga e rins costumam ser diagnosticados através deste sintoma.

Quando a mulher tem uma anormalidade detectada em seus exames de urina ou de imagem que indiquem algum tipo de tumor no trato urinário, ela deve ser encaminhada a um médico Urologista que a avaliará e irá solicitar mais exames detalhados em busca das causas dos sintomas. Como normalmente as mulheres são atendidas pelo seu ginecologista com o passar dos anos, é importante levar para o Urologista o máximo de informação possível a respeito de sua saúde geral, com isso eleo médico terá mais recursos para auxiliar no diagnóstico preciso e no tipo de tratamento adequado para a paciente.

Tumores de bexiga e de rim

Em geral, homens apresentam mais chances de desenvolver câncer urológico porque fumam mais do que as mulheres, estão mais expostos aos produtos químicos em função do trabalho e, de maneira geral, cuidam menos da saúde do que elas no que tange a exames de rotina e acompanhamento médico, o que pode auxiliar na prevenção e detecção precoce de tumores.

Cálculos renais

Outra doença que leva as mulheres ao Urologista são os cálculos renais. Vários fatores de risco contribuem para a formação de cálculos renais, que incluem a história familiar, sendo 2,5 vezes maior em indivíduos com antecedentes de casos na família; a idade; a raça; elevação de ácido úrico; obesidade, a presença de diabetes mellitus; síndrome metabólica e hábitos alimentares inadequados. O cálculo renal acontece com frequência, cerca de 8% das mulheres e 15% dos homens vão apresentar cálculo renal em algum momento da vida.

Prevenção

A principal forma de prevenir o surgimento dos cálculos renais é o cuidado com a alimentação que não deve conter muito sal. Quem já tem predisposição para a doença deve evitar alimentos embutidos e industrializados e beber bastante água.

Os tumores também podem ser prevenidos com hábitos de vida saudável, exercícios físicos regulares e, para quem fumar, largar o cigarro. Cuidar da saúde evita o surgimento de doenças e garante um envelhecimento com qualidade de vida.

Está em busca de mais informações sobre os tumores urológicos, tratamento e vida após o câncer? Leia nossos artigos e e-books e saiba tudo sobre prevenção e recuperação.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 5179 RQE 9107

Membro da equipe do NeoUro – Núcleo de Estudos em Onco-urologia Graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1989). Residência médica em urologia pelo Hospital Governador...   Ver Lattes