Imprensa

Imprensa
27 de novembro de 2014

Equipe UROMED dá aula sobre rastreamento de câncer de próstata na UFSC

Equipe UROMED dá aula sobre rastreamento de câncer de próstata na UFSC

No dia 25 de novembro de 2014, os médicos da equipe da UROMED estiveram na Universidade Federal de Santa Catarina a convite da Liga Acadêmica de Hematologia e Oncologia – LiHOn.

Coordenada por Alex Prado, aluno da oitava fase do curso de medicina da UFSC, a LiHOn fez o convite à equipe da UROMED para apresentar os principais conceitos e discorrer sobre os conflitos de opinião que existem em alguns aspectos da prevenção do câncer de próstata. Abordando aspectos epidemiológicos e trazendo as evidências mais consolidadas da ciência recente sobre o tema, Dr. Aguinel José Bastian Júnior apresentou e discutiu com a platéia de alunos da LiHOn os detalhes e a importância de se realizar a prevenção do câncer de próstata. Contando também com a presença do Dr. Luís Felipe Piovesan e do Dr. Ricardo Kupka da Silva o debate com os alunos ganhou corpo e a aula extrapolou o tempo previsto em virtude do grande interesse e participação da platéia no tema.

aguinel_aula1

O acadêmico de medicina Alex Prado resumiu o evento na página da LiHOn no facebook:
“Hoje com muito orgulho encerramos para este semestre as atividades da LiHOn, e em função do Novembro Azul, contamos com a presença de três grandes especialistas em câncer de próstata que trouxeram um pouco de sua experiência além da medicina baseada em evidências!
A aula “Prevenção Secundária do Câncer de Próstata – Sim ou não?” abordou desde aspectos clínico-epidemiológicos até às novidades para os próximos anos como os painéis de marcadores já disponíveis em alguns países. Obviamente, não poderia ficar de fora toda a questão polêmica sobre o rastreamento tão discutido atualmente na medicina, temos certeza que quem reservou um pouco do seu tempo saiu de lá satisfeito e um pouco mais esclarecido!

Obrigado aos drs. Aguinel José Bastian Junior, Luís Felipe Piovesan e Ricardo Kupka da Silva.”

A equipe da UROMED agradece a participação dos alunos de medicina da UFSC na discussão desse relevante tema.

ufsc_21