Imprensa

Imprensa
24 de novembro de 2019

Robô Da Vinci para cirurgia robótica vai ser exibido no Hospital SOS Cárdio

Robô Da Vinci para cirurgia robótica vai ser exibido no Hospital SOS Cárdio

O Hospital SOS Cárdio vai apresentar neste segunda-feira, dia 25, as 19 horas, aos médicos da capital, o simulador do robô Da Vinci, para demonstração virtual de cirurgia robótica. Considerado um dos métodos menos invasivos existentes, de extrema precisão e grandes benefícios a pacientes e médicos, a cirurgia robótica está crescendo de forma muito rápida em todo o mundo e também no Brasil, mas ainda não é oferecida na capital do estado. 

A simulação do robô acontecerá junto à palestra do cirurgião Gustavo Cardoso Guimarães, diretor do IUCR – Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica, coordenador geral do Departamento de Cirurgia Oncológica e coordenador do Programa Robótico da Beneficência Portuguesa, de São Paulo. Após essa apresentação, os médicos poderão participar da simulação, com horário previamente agendado. A coordenação do trabalho é do urologista catarinense Aguinel José Bastian Junior.  

O robô cirúrgico é hoje a tecnologia mais avançada existente, com grande potencial nas especialidades de urologia, oncologia, ginecologia, cirurgia do aparelho digestivo, cardíaca, da cabeça e pescoço. Ele amplia a imagem do campo cirúrgico em visão tridimensional, possibilitando diversos movimentos articulados pelo cirurgião. Por ser menos invasiva, a cirurgia possibilita inúmeras vantagens ao paciente: menos traumas ou complicações, sangramento reduzido, menor tempo de internação e retorno às atividades normais antecipadamente.

É o médico que comanda a cirurgia, por meio de controles com rotação de 360 graus. Um dos braços do robô é equipado com uma câmera que gera imagem em alta definição, em 3D e com a ampliação de até 20 vezes. É como se a mão do médico estivesse na região do corpo a ser operada. Com ampla precisão, a tecnologia elimina qualquer tremor, alcançando lugares em que a mão do cirurgião não conseguiria atuar com tanta eficiência.

Fonte: NSC