Para quem não sabe o que é hidrocele, trata-se de uma condição médica que afeta o sistema reprodutivo masculino, especificamente o escroto. Ela é caracterizada pela presença do acúmulo anormal de líquido no escroto, bolsa de pele que abriga os testículos.
Essa é uma doença mais comum em bebês recém-nascidos, sendo observada durante os banhos ou nas trocas de fralda. Contudo, homens adultos também podem apresentar o problema.
A hidrocele testicular ocorre devido a um desequilíbrio entre a produção e a absorção de líquido ao redor do testículo. Esse acúmulo de líquido pode estar relacionado a fatores naturais no corpo.
Além disso, essa retenção de fluido também pode ocorrer devido a uma série de fatores, incluindo:
Tenha em mente que essa condição pode ter múltiplas causas, sendo necessária uma avaliação médica adequada para determinar a causa específica em cada caso.
Agora que você já sabe o que é hidrocele, vamos explicar sobre os sinais e sintomas. Geralmente, a hidrocele é indolor, especialmente quando pequena. No entanto, à medida que o acúmulo de fluido aumenta, pode haver sensação de peso e desconforto no escroto.
Além disso, alguns sintomas comuns incluem inchaço e aumento de tamanho do escroto, que pode variar de leve a significativo. Na maioria das vezes, a condição regride espontaneamente até o primeiro ano de vida. Quando não regredir ou for muito grande, a cirurgia se torna uma opção.
Ainda tem dúvidas sobre o que é hidrocele? Entre em contato com a nossa equipe. Nossos profissionais estão prontos para te receber e ajudar a compreender mais sobre essa condição.