A ureterocele é uma condição urológica que afeta o sistema urinário, mais especificamente os ureteres. Ela é relativamente rara, o que torna importante a compreensão dos sintomas, diagnóstico e tratamento.
É uma doença definida pela dilatação cística na extremidade do ureter — na união com a bexiga. Ela pode ser classificada em dois tipos principais com base em sua localização:
O ureter transporta a urina do rim para a bexiga. Essa condição pode interferir nesse processo, causando obstrução parcial ou completa do fluxo de urina. Isso pode levar a sintomas desconfortáveis.
Os sintomas da ureterocele podem variar dependendo da gravidade da condição. Em casos mais leves, ela pode ser assintomática e passar despercebida por longos períodos.
Já nos mais graves, os sintomas podem incluir infecções do trato urinário, que podem se manifestar como:
A doença também pode causar dor lombar, sensação de plenitude na região pélvica e, em casos mais graves, acúmulo de urina nos rins (hidronefrose). Essa última pode resultar em danos renais se não tratado adequadamente.
Em geral, essa condição ocorre quatro vezes mais nas meninas, sendo que em 80% das crianças, o rim apresenta duplicidade pielo-ureteral completa.
A ureterocele pode ser diagnosticada por ultrassom ante-natal, forma mais frequente, ou devido à infecção urinária. Já o tratamento varia de caso para caso, podendo ser observação ou, dependendo do caso, cirurgia.
Suspeita de ureterocele? Entre em contato com a Uromed, em Florianópolis (SC), e agende uma avaliação individual.