A Uroginecologia ou Urologia Feminina é um ramo da Urologia que avalia e trata as doenças do trato feminino. Apesar de o sistema urinário das mulheres e dos homens serem compostos pelos mesmos órgãos, há diferenças anatômicas entre eles que facilitam o desenvolvimento de algumas patologias para um determinado gênero.
Dessa forma, essa subespecialidade é indicada para as pacientes que desejam ter um tratamento mais personalizado, considerando as diferenças fisiológicas entre as mulheres e os homens, possibilitando, assim, um tratamento mais assertivo.
Muitos urologistas que atuam nesta área também são especialistas em Uroneurologia, subespecialidade que estuda a relação entre problemas urológicos com o funcionamento do sistema nervoso. O conhecimento profundo do assoalho pélvico feminino, em conjunto com a compreensão íntima da fisiologia e patologia da micção, é necessário para diagnosticar e tratar estas desordens.
Continue lendo para saber mais sobre Uroginecologia e Urologia Feminina, compreendendo a atuação desses médicos e as principais doenças tratadas.
O trato urinário, tanto das mulheres quanto dos homens, é composto por:
Uma das grandes diferenças entre os homens e as mulheres é o tamanho da uretra. Enquanto a masculina tem entre 15 e 20 cm, no corpo feminino ela apresenta cerca de 4 cm. Isso facilita o aparecimento de infecção urinária, uma vez que as bactérias podem ir da vulva, vagina e ânus até a bexiga de forma mais rápida.
Essa diferença mostra a importância de procurar por um médico especializado no trato feminino através das especialidades de Uroginecologia e Urologia Feminina.
A Uroginecologia e a Urologia Feminina tratam diversas doenças. As mais comuns são:
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária da urina. O diagnóstico e o tratamento dessa doença fazem parte da vida do urologista, uma vez que cerca de 30% das mulheres em idade reprodutiva têm esse problema.
Atualmente, o tratamento dessa patologia pode ocorrer de forma cirúrgica ou não para aumentar a qualidade de vida da paciente.
A infecção urinária ocorre quando uma bactéria, fungo, vírus ou outro parasita afeta algum órgão, como a bexiga ou a uretra. Normalmente é acompanhada de:
Quando ocorre repetidamente é chamada de infecção urinária de repetição.
A cistite é uma inflamação ou infecção que ocorre na bexiga, podendo ser considerada uma infecção urinária. Normalmente, é causada pela bactéria Escherichia coli, que está presente no intestino e auxilia no processo de digestão.
O prolapso genital ocorre quando os órgãos do trato urinário perdem a sua sustentação e caem, ficando mais próximos da vagina do que deveriam. Isso ocorre principalmente com a bexiga, condição conhecida como bexiga caída.
Entre os principais sintomas, podemos citar:
A Uroginecologia e a Urologia Feminina também são responsáveis pelo acompanhamento e tratamento de alterações anatômicas do trato urinário feminino, como órgãos menores do que deveriam ou com função comprometida.
Se você deseja agendar uma consulta com um especialista em Uroginecologia e Urologia Feminina, entre em contato conosco. Aqui na Uromed contamos com o Dr. Reginaldo Pereira Oliveira e o Dr. Waltamir Horn Hülse que tem especialidade e ampla experiência em atender mulheres. Entre em contato conosco para agendar um horário.
E se você gostou desse conteúdo, nos siga no Facebook e no Instagram para conferir mais sobre a nossa atuação e receber dicas para cuidar da sua saúde. Também não deixe de acompanhar o nosso blog para mais artigos assim.