Áreas de Atuação

Conheça as áreas de atuação da Urologia atendidas por nosso corpo clínico.

Exames e procedimentos urológicos

Conheça os exames e procedimentos urológicos que são realizados por nosso corpo clínico em Florianópolis.

Proporcionamos qualidade e eficiência nos cuidados com nossos pacientes, possibilitando a realização de exames na própria clínica. Além dos exames, também somos especializados em procedimentos para a saúde do homem.

Confira os exames e procedimentos urológicos feitos aqui na Uromed!

Exames urológicos

Os exames são imprescindíveis para a identificação precoce de doenças e condições na saúde urológica. A partir de seus resultados é possível começar o tratamento o mais rápido possível. Confira quais são:

Estudo urodinâmico

O estudo urodinâmico é um exame composto por um conjunto de testes que busca investigar e quantificar o funcionamento da bexiga. Mais especificamente, a sua função de armazenar e expelir urina.

Ele é indicado para os casos de:

Como o estudo urodinâmico é feito?

Esse exame, normalmente, é dividido em três etapas: a fluxometria, cistometria e o estudo miccional.

Na fluxometria, assim como o nome sugere, é analisado o fluxo urinário. O paciente urina em um funil e um equipamento mede o peso do líquido em função do tempo. Após isso, pode ser utilizado o ultrassom ou o cateterismo vesical para analisar os resíduos pós-miccional.

Na cistometria é feita a determinação da pressão do enchimento vesical. Isso é feito através de cateteres.

O estudo miccional, por sua vez, avalia o esvaziamento vesical, analisando a micção.

Cistoscopia

A cistoscopia, também chamada de uretrocistoscopia, é um exame endoscópico que possibilita a visualização da bexiga. Ela é indicada para:

  • diagnosticar e acompanhar distúrbios das vias urinárias, infecções recorrentes da bexiga e tumores na uretra ou bexiga;

  • resolver problemas criados por pedras nas bexigas;

  • avaliar o tamanho da próstata;

  • realizar uma biópsia da uretra ou bexiga e

  • identificar a causa do sangue na urina.

Como a cistoscopia é feita?

Como já falamos, a cistoscopia é um exame endoscópico, ou seja, é introduzido um equipamento óptico, o cistoscópio, na uretra. O procedimento é rápido e, em geral, não causa grandes desconfortos. Em caso de dores, o paciente toma um analgésico oral.

Urofluxometria

A urofluxometria também está entre os exames e procedimentos urológicos realizados por nossos especialistas em distúrbios da micção. Ela faz a medição da velocidade do fluxo urinário e o volume de urina eliminada.

É indicado para o diagnóstico de:

Como a urofluxometria é feita?

É um exame não invasivo e relativamente simples. O paciente deixa sua bexiga encher, mas de forma que seja confortável. Então, é pedido para que urine em um fluxômetro, equipamento que consegue medir o fluxo e pressão da micção.

Procedimentos urológicos

Confira os procedimentos urológicos realizados pela nossa equipe clínica!

Postectomia

A postectomia, também chamada de circuncisão, é o procedimento cirúrgico que consiste na retirada do prepúcio, a pele que cobre a cabeça do pênis. Ela pode ser realizada tanto em bebês, crianças e em adultos para reduzir as infecções por fungo, melhorar a higiene e diminuir o risco de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, a cirurgia também é recomendada para o tratamento da fimose.

A partir da adolescência, é realizada com anestesia local e o paciente se recupera rapidamente. A taxa de complicação é baixíssima, variando entre 0,2 e 3%, de acordo com uma pesquisa publicada no periódico Acta Urológica.

Vasectomia

A vasectomia também é um dos exames e procedimentos urológicos realizados em nossa clínica. Ela é um dos meios mais seguros de anticoncepção.

Através da cirurgia, os ductos que transportam o esperma são interrompidos, impedindo a saída dos espermatozoides. O procedimento não exige internação e o homem tem uma recuperação rápida, principalmente quando comparado com a laqueadura.

É importante frisar que o efeito não é imediato. É preciso realizar um espermograma em dois meses ou após 15 ou 20 ejaculações depois da operação. Apenas dessa forma será possível verificar a sua eficiência.

Vale ainda ressaltar que, apesar de haver a possibilidade de reversão da vasectomia, ela é um procedimento dispendioso para o paciente. Dependendo da técnica utilizada e o tempo após a vasectomia, a reversão se torna inviável.

Marque os seus exames e procedimentos urológicos conosco!

Conte com os especialistas da Uromed para fazer os seus exames e procedimentos urológicos em Florianópolis!

Contamos com uma equipe altamente capacitada e com ampla experiência na prática clínica, cirúrgica e de ensino. Nossos médicos estão prontos para atendê-lo e cuidar da sua saúde urológica.

Vale ressaltar que não é preciso ter problemas para visitar um urologista! As consultas devem ser feitas periodicamente, especialmente a partir dos 50 anos.

Durante o envelhecimento é comum haver mais problemas no trato urinário, possibilitando o desenvolvimento de patologias.

Além disso, as consultas periódicas também são indicadas para crianças e jovens, uma vez que o médico especializado poderá detectar e tratar doenças precocemente, assim como avaliar o desenvolvimento ao longo dos anos.

Entre em contato conosco, marque sua consulta e tenha a certeza de ter acesso aos melhores exames e procedimentos urológicos da região de Florianópolis.

Perguntas e Respostas