Está procurando por um urologista em Florianópolis, mas ainda tem dúvidas sobre a sua atuação e se ele é, realmente, o médico mais indicado para o seu problema?
A Urologia é o ramo da Medicina que se ocupa das doenças clínicas e cirúrgicas do trato urinário masculino e feminino e do sistema reprodutor masculino. Os órgãos sob os cuidados dessa especialidade incluem:
rins;
glândulas suprarrenais (adrenais);
ureteres;
bexiga;
uretra e
órgãos reprodutores masculinos, como testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis.
O que o urologista faz?
Como uma disciplina médica de amplo escopo e que envolve o cuidado de muitos órgãos e sistemas fisiológicos, a Urologia pode ser dividida em subespecialidades, que são:
Uroneurologia e Disfunções Miccionais
Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução Humana
Urologia Oncológica
Endourologia e Litíase Urinária
Uroginecologia e Urologia Feminina
Alguns dos problemas que o urologista trata são:
Muitas pessoas com problemas sexuais se perguntam quando consultar um urologista, e a resposta é simples: toda vez que se deseja ter mais qualidade de vida e uma vida sexual melhor. Problemas como impotência, ejaculação precoce ou ainda infertilidade exigem o acompanhamento desse especialista, assim como a vasectomia e sua reversão.
Muitas pessoas quando pensam na pergunta “urologista é médico de quê?” associam essa especialidade com cuidados com o rim, o que é correto. Inflamações, infecções e pedras nesse órgão podem ser tratados por esse médico.
Os problemas urinários também fazem parte da Urologia, uma vez que essa especialidade é a responsável por todo o trato urinário e os seus órgãos. Casos de incontinência, dificuldade ou dor ao urinar e inflamações estão entre as patologias mais tratadas.
Agora que você já sabe que o que faz um urologista, é mais simples de compreender quando consultar um. Esse médico deve ser consultado sempre que houver a suspeita ou o diagnóstico de doenças no trato urinário em ambos os sexos.
Além disso, como já falado, também deve ser consultado ao ter problemas sexuais ou do aparelho genital masculino. Vale ressaltar ainda que não é preciso esperar sentir desconfortos ou dores para procurar por um urologista. É possível visitá-lo de maneira periódica para fazer checagens e garantir a sua saúde, principalmente durante o envelhecimento, fase em que é comum haver o desenvolvimento de patologias nesse trato.
Após saberem mais sobre essa especialidade, muitos pacientes se perguntam como é a consulta com um urologista. O médico conversará com você, analisará se há algum sintoma, como é a sua rotina e, caso ache necessário, pedirá exames complementares.
A Urologia está mudando constantemente e grande parte dessa mudança foi o resultado de uma melhora na tecnologia. Alguns procedimentos urológicos tradicionais, especificamente a reversão da vasectomia e o reparo de hipospádias, melhoraram enormemente seus resultados com o uso do microscópio cirúrgico. Avanços recentes na cirurgia videolaparoscópica urológica minimizaram as agressões cirúrgicas, transformando procedimentos por via aberta do passado em abordagens minimamente invasivas.
O desenvolvimento de modernos métodos de diagnóstico de imagem e novos agentes quimioterápicos alteraram significativamente a terapia para alguns tumores urológicos. Desta forma, a Urologia vivencia a rápida e constante mudança que exige dos profissionais uma permanente e profunda atualização.
Caso você esteja procurando por um urologista em Florianópolis e ainda tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em conversar com você e orientar de acordo com as suas necessidades.
Veja todas as perguntas e respostas sobre Urologia