Áreas de Atuação

Conheça as áreas de atuação da Urologia atendidas por nosso corpo clínico.

Urologia Geral

É o ramo da Medicina que se ocupa das doenças clínicas e cirúrgicas do trato urinário masculino e feminino e dos órgãos reprodutores masculinos. Os órgãos sob os cuidados da Urologia incluem os rins, glândulas suprarrenais (adrenais), ureteres, bexiga, uretra e os órgãos reprodutores masculinos (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

Historicamente, a enfermidade que estabeleceu claramente a especialidade de Urologia como sendo distinta da Cirurgia Geral era o tratamento de uropatia obstrutiva. Este tratamento vai desde a correção da obstrução devido a válvula de uretra posterior ou obstrução da junção ureteropiélica na criança até a correção de obstrução por hiperplasia prostática benigna (HPB) no homem mais velho. Assim, através das décadas, temos assistido a um aumento tremendo em nossa compreensão geral das diversas desordens funcionais do transporte da urina.

Embora a Urologia seja classificada como uma especialidade cirúrgica, o conhecimento de Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia e outras especialidades (como Nefrologia e Endocrinologia) é requerido pelo urologista por causa da grande variedade de problemas clínicos encontrados.

Como uma disciplina médica de amplo escopo e que envolve o cuidado de muitos órgãos e sistemas fisiológicos, a Urologia pode ser dividida em subespecialidades. Em muitos centros médicos que se destacam na assistência ao paciente, os urologistas muitas vezes realizam uma formação específica em alguma especialidade particular da Urologia, aumentando sua experiência e poder de resolubilidade.

A Urologia está mudando constantemente e grande parte dessa mudança foi o resultado de uma melhora na tecnologia. Refinamentos na área de cirurgia endoscópica transureteral e renal percutânea, além do uso cotidiano do laser, já revolucionou o tratamento dos cálculos urinários, tornando boa parte dos procedimentos consagrados do passado completamente obsoletos. Outros procedimentos urológicos tradicionais, especificamente a reversão da vasectomia e o reparo de hipospádias melhoraram enormemente seus resultados com o uso do microscópio cirúrgico. Avanços recentes na cirurgia videolaparoscópica urológica minimizaram as agressões cirúrgicas, transformando procedimentos por via aberta do passado em abordagens minimamente invasivas. O desenvolvimento de modernos métodos diagnóstico de imagem e novos agentes quimioterápicos alterou significativamente a terapia para alguns tumores urológicos. Desta forma, a Urologia vivencia a rápida, constante e excitante mudança que exige dos Urologistas uma permanente e profunda atualização.

anatomia
anatomia urologica
Bexiga
bexiga
nervos urologicos
próstata
prostata
rim
rim
vascularizacao
vesiculas seminais

urologia-geral

Veja todas as perguntas e respostas sobre Urologia