Imprensa

Imprensa
26 de junho de 2017

Médicos da Uromed participam do AUA 2017

Médicos da Uromed participam do AUA 2017

A Associação Americana de Urologia (AUA) reuniu, entre os dias 12 e 16 de maio, mais de 16 mil especialistas de todo o mundo no congresso da entidade, o AUA 2017, que aconteceu em Boston (EUA).

O AUA é considerado um dos mais importantes eventos para profissionais da área de urologia a nível mundial. Durante os cinco dias de congresso, os urologistas especialistas em andrologia e medicina sexual da Uromed, Nívio Pascoal Teixeira (CRM 4117) e Jovânio Fernandes da Rosa, além dos especialistas em onco-urologia Aguinel José Bastian Júnior (CRM 5179) e Ricardo Kupka da Silva (CRM 12492), ouviram, debateram e informaram-se sobre as mais recentes atualizações em seus campos de atuação.

AUA 2017 tem como destaque as novidades terapêuticas para tratar o câncer na bexiga

Entre os temas debatidos no AUA 2017, um dos destaques foram as novidades em imunoterapia para o tratamento do câncer na bexiga. Foram descobertos novos agentes, capazes de reativar as defesas do organismo contra o tumor, mas as drogas ainda estão em estudo. Em uma das pesquisas, realizada com 500 pacientes com esse tipo de câncer, foram observados alguns benefícios no uso de uma nova medicação, chamada pembrozilumab. Um deles foi o aumento do intervalo de tempo até a ocorrência de recidiva do câncer.

Outros estudos avaliam, ainda, a possibilidade de usar os medicamentos que estão sendo descobertos no tratamento do câncer na bexiga, antes de partir para um procedimento cirúrgico. A intenção é alterar a classificação e o estadiamento do tumor e, assim, tornar possível a remoção do câncer cirurgicamente nos casos em que a operação não era indicada.

A retirada da bexiga (cistectomia) é, apenas, uma das formas de tratar esse câncer. Nem sempre o órgão precisa ser extraído. Em alguns casos, é possível preservá-lo, realizando a terapêutica somente com medicamentos que impeçam o desenvolvimento do tumor.