Perguntas e Respostas

Perguntas
27 de dezembro de 2014

O toque retal é importante?

O toque retal é MUITO IMPORTANTE.

Em que pese que exames laboratoriais como o PSA (Antígeno Prostático Específico) ou o PSA Livre (uma sub-forma do PSA) têm grande e fundamental papel no diagnóstico do câncer de próstata, o TOQUE RETAL é insubstituível.

O motivo é SIMPLES. A consistência da próstata normal ao toque retal é muito parecida com a consistência da ponta do nariz. Chamamos isso de consistência “fibroelástica”. O câncer de próstata costuma ser DURO COMO PEDRA. Chamamos isso de consistência “pétrea”. Imagine que houvesse uma pedrinha debaixo da pele do seu nariz… Você facilmente perceberia isso simplesmente apalpando a ponta do nariz, correto? É o que o urologista percebe ao fazer o toque retal no paciente: a presença de uma estrutura rígida (pétrea) no meio do tecido macio da próstata.

Um outro dado muito importante diz respeito ao grau de agressividade do câncer de próstata. Alguns tipos mais agressivos de câncer de próstata produzem pouco PSA e, portanto, em fase inicial só são percebidos pelo toque retal. O toque retal deve ser realizado uma vez por ano, logo após a dosagem do PSA.