Artigos

Artigos

Por: - Urologista - CRM 650 RQE 5273
Publicado em 14/08/2017 - Atualizado 07/02/2019

Cor do xixi: o que ela revela

Cor do xixi: o que ela revela

As mudanças na cor do xixi, no cheiro e na quantidade de urina eliminada podem ocorrer por alguns motivos, entre eles está a ingestão inadequada de água. Fique atento.

O estado de hidratação do corpo tem relação direta com a cor da urina. A normal tem a cor amarelo-palha e pouco cheiro. Demonstra que o corpo está hidratado. Já o xixi com outras cores ou cheiro forte pode ser um sinal de que algo no organismo não está bem.

Mutações na cor do xixi e seus possíveis significados

A urina é resultado de um processo de filtração, reabsorção e secreção realizada ao longo dos túbulos renais. Pessoas que tomam muita água tendem a eliminar uma urina mais diluída, com aspecto quase transparente. Por outro lado, o xixi transparente também pode significar uma incapacidade dos rins de eliminarem os compostos orgânicos do corpo.

O contrário, xixi amarelo muito forte, denota o baixo consumo de água e líquidos. Sem ter muito o que filtrar, consequentemente os rins produzem uma quantidade menor de urina, mais concentrada. Com isso, a cor muda.

O uso de certas medicações também influenciam na coloração do xixi e o deixam marrom. A urina também atinge essa cor mediante a existência de algumas doenças, como  infecção urinária, doenças hepáticas e desidratação grave.

Sangue na urina é sinal de alerta

Mas o que realmente é preocupante é a presença de sangue na urina (hematúria). Há várias condições de saúde que provocam essa alteração. As mais comuns são infecções urinárias, cálculos urinários, doenças metabólicas e tumores do trato urinário. A diversificação de possíveis doenças relacionadas e respectiva gravidade torna imprescindível a busca imediata por assistência urológica para correto diagnóstico e tratamento do que está causando a hematúria.

Outros sinais importantes

Pode ser que o xixi contenha, ainda, muita espuma. Quando o nível é intenso e demora a desaparecer, é preciso investigar se não há algum problema renal promovendo a perda excessiva de proteínas, que causam essa espuma na urina.

Também deve-se agendar a consulta com o urologista se o xixi estiver exalando um cheiro forte durante todo o dia. Caso isso ocorra somente pela manhã, não há com o que se preocupar, pois é normal a primeira urina do dia ter um cheiro mais forte e ser mais concentrada devido a não ingestão de líquido durante o sono.

O ideal é que o organismo elimine de um a dois litros de urina diariamente, sem dor durante a micção. Qualquer desconforto ao urinar tem de ser informado ao médico. A sensação geralmente está relacionada à infecção ou cistite, problema bastante comum nas mulheres, mas que também pode afetar os homens.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 650 RQE 5273

Graduação em Medicina pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC (1966) Residência Médica em Urologia Hospital Estadual Souza Aguiar, Rio de Janeiro – RJ (1968) Professor...   Ver Lattes