Artigos

Artigos

Por: - Urologista - CRM 1818 RQE 248
Publicado em 10/12/2018 - Atualizado 07/02/2019

Dor e dificuldade ao urinar podem ser sintomas de doenças graves

Dor e dificuldade ao urinar podem ser sintomas de doenças graves

dificuldade ao urinar é um sintoma que pode estar relacionada a diferentes causas. Por isso, a presença de outros sintomas deverão ser consideradas para identificar mais facilmente a causa da dificuldade em eliminar a urina. O artigo a seguir orienta sobre as principais causas de dor e dificuldade para urinar:

O que causa a dificuldade ao urinar?

Como dissemos, a dificuldade para urinar pode estar relacionada a diversas causas. Conheça as mais comuns.

Infecção urinária

infecção urinária ocorre por conta de agentes infecciosos e pode afetar todo o aparelho urinário, desde a bexiga até a uretra e rins. Esse é um problema que provoca dificuldade para urinar e iniciar a micção, além de dor e ardência. Além disso, os sintomas podem sugerir urgência miccional, presença de sangue, colocação alterada e odor forte na urina.

Prostatite

A prostatite é uma doença de caráter inflamatório que ocorre na próstata. Pode acometer adolescentes, embora a maior incidência seja em homens adultos. A prostatite pode se manifestar de duas maneiras:

Prostatite bacteriana

prostatite bacteriana é causada por uma infecção bacteriana na próstata e pode atingir o trato urinário. Ela pode ser aguda, evoluindo rapidamente e apresentando sintomas marcantes de mal estar e de incômodos no sistema urinário. A prostatite bacteriana também pode ser de origem crônica, se manifestando lentamente, seguida de infecção urinária de difícil recuperação.

Prostatite não bacteriana

Nesse caso, os pacientes acometidos são os que já apresentam uma inflamação na próstata sem histórico de contato com bactérias pelo trato urinário. Embora a causa ainda seja desconhecida, é possível que aconteça em decorrência de uma infecção de microrganismos não identificados.

Em  todos os tipos de prostatite, existe a dificuldade em urinar seguida da vontade de urinar com urgência, a sensação de dor em eliminar a urina e o aumento da necessidade miccional.                          

Hiperplasia benigna de próstata

hiperplasia benigna de próstata consiste em um aumento da próstata. Embora não exista uma causa definida, essa é uma condição que não provoca câncer, como muitos acreditam.

hiperplasia benigna de próstata pode apresentar sintomas, como pode ser assintomática. Assim, a dificuldade para urinar é um dos sintomas mais identificados. O aumento da próstata provoca uma pressão sobre a uretra, o que pode retardar a micção, diminuir o fluxo da urina ou ter a sensação de que a bexiga está sempre cheia.

Além disso, é possível que a pessoa não consiga urinar de maneira alguma, em decorrência do bloqueio completo da uretra. A visita ao urologista deve ser feita assim que as primeiras dificuldades em urinar sejam identificadas.                          

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem alterar a atividade miccional temporariamente, causando dificuldade ao urinar. Por exemplo, descongestionantes nasais e outros medicamentos para resfriado e gripe, anticolinérgicos para tratar incontinência urinária e vários outros remédios podem levar a dificuldade para eliminar a urina.                          

Câncer de próstata

Quando a dificuldade ao urinar e o aumento da atividade miccional está relacionado ao câncer de próstata, isso significa que a doença já está em um estágio bem avançado, já que esse tipo de tumor não manifesta muitos sintomas em sua fase inicial.

Além da dificuldade ao urinar, o câncer de próstata quando já muito desenvolvido pode incitar sintomas mais sérios como insuficiência renalpresença de sangue na urina e dores na lombar. Por isso, é imprescindível que homens com mais de 40 anos visitem anualmente um urologista para realizar o check-up anual a fim de identificar anomalias que indiquem o desenvolvimento do câncer de próstata.

Consulte um especialista                                   

Além dessas causas, é possível que vários outros problemas de saúde estejam ocasionando a dificuldade para urinar. Por isso, para detectar a causa corretamente, busque a ajuda de um profissional de confiança.

Somente um urologista poderá analisar cuidadosamente cada situação, considerando todo o histórico do paciente, além do exame clínico e a solicitação de outros exames para a confirmação do quadro.

O que achou do artigo? Entre em contato com a nossa equipe, em caso de dúvidas.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 1818 RQE 248

Graduação em Medicina pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC (1976) Residência Médica em Urologia pelo HGCR – Hospital Governador Celso Ramos (1978) Membro Efetivo da...