Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 04/03/2024 - Atualizado 05/03/2024

Entenda como é feita a vasectomia e tire suas dúvidas

Entenda como é feita a vasectomia e tire suas dúvidas

Se alguma vez já se perguntou como é feita a vasectomia, este artigo é para você! A vasectomia é um procedimento que envolve o corte dos ductos deferentes, canais que transportam os espermatozoides dos testículos até a uretra.

Dessa forma, a passagem de espermatozoides para o esperma ejaculado durante a relação sexual é impedida. Por esse motivo, ela é considerada uma forma de contracepção permanente e altamente eficaz para homens que desejam evitar a gravidez.

Ao contrário de algumas informações, a vasectomia não afeta a produção de hormônios masculinos nem interfere na função sexual. Os homens que passam pelo procedimento ainda são capazes de ejacular normalmente, mas a ejaculação não contém espermatozoides.

Como é feita a vasectomia?

No geral, a vasectomia é um procedimento simples, geralmente realizado em ambiente ambulatorial, o que significa que o paciente pode retornar para casa no mesmo dia. Antes do procedimento, é administrada anestesia local para minimizar qualquer desconforto durante o procedimento.

Em alguns casos, a anestesia geral pode ser usada, especialmente se a vasectomia for combinada com outro procedimento cirúrgico. Após a anestesia, o cirurgião faz uma pequena incisão na pele do escroto para acessar os ductos deferentes. Uma vez acessados, os ductos são cortados para a interrupção da passagem dos espermatozoides.

Após a interrupção dos ductos deferentes, a incisão na pele do escroto é fechada com pontos ou suturas absorvíveis. O procedimento geralmente leva cerca de 30 minutos para ser concluído e é considerado seguro e eficaz.

É importante destacar que é normal que o paciente sinta algum desconforto, inchaço e hematomas na área tratada, mas esses sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias.

Entenda como é feita a vasectomia e tire suas dúvidas

Principais dúvidas sobre a vasectomia

Agora que você sabe como é feita a vasectomia, está na hora de compreender as dúvidas mais comuns quando falamos sobre este assunto. Entre elas, destacam-se:

Com quantos anos pode fazer vasectomia?

A idade mínima para fazer uma vasectomia pode variar dependendo da legislação local e das políticas de saúde de cada país. No entanto, a maioria dos médicos e organizações médicas recomenda que os homens tenham pelo menos 21 anos, antes de considerar a vasectomia.

Essa recomendação é baseada em vários fatores, incluindo:

  • maturidade emocional;
  • estabilidade financeira;
  • relacionamento estável;
  • capacidade de tomar uma decisão significativa sobre a contracepção permanente.

Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?

Após a vasectomia, é recomendável esperar pelo menos uma semana antes de retomar a atividade sexual. Isso permite que o corpo tenha tempo para se recuperar do procedimento e que a incisão no escroto cicatrize adequadamente.

Além disso, é importante continuar usando métodos contraceptivos alternativos, como preservativos, até que seja confirmada a ausência de espermatozoides no esperma ejaculado.

Ela pode falhar?

Embora a vasectomia seja altamente eficaz como método contraceptivo permanente, é possível ocorrerem falhas, mas são extremamente raras. A taxa de falha da vasectomia é geralmente muito baixa.

A vasectomia afeta a libido ou a função sexual?

Esta é uma preocupação comum para muitos homens. No entanto, a vasectomia não afeta a libido nem a função sexual masculina.

É importante esclarecer que a vasectomia não interfere na produção de hormônios masculinos, como a testosterona, responsáveis pela libido. Além disso, o procedimento não afeta a capacidade de ter ereções e orgasmos.

O procedimento protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis?

Não, a vasectomia não oferece proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A vasectomia interrompe o transporte de espermatozoides, mas não tem efeito sobre vírus, bactérias ou outros patógenos que causam essas infecções, como o HIV, a sífilis, a clamídia ou a gonorreia.

Se você tem mais dúvidas sobre como é feita a vasectomia ou está considerando realizar o procedimento, entre em contato conosco na Uromed em Florianópolis. Nossa equipe médica está aqui para ajudá-lo e fornecer orientações personalizadas para suas necessidades específicas.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 9576 RQE 6654

Dr. Jovânio é formado em medicina pela UFPel, é especialista em reprodução humana pela Unifesp. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia e Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual. Entre 2013 e 2018 foi Conselheiro Suplente do CRM-SC. Seus principais interesses são a andrologia, medicina sexual e reprodução humana.