Artigos

Artigos

Por: - Urologista - CRM 2965 RQE 218
Publicado em 11/08/2015 - Atualizado 07/02/2019

Incômodos no sistema urinário são assunto para o médico Urologista

Incômodos no sistema urinário são assunto para o médico Urologista

Dificuldade para urinar, dor lombar, hematúria (sangue na urina) e outros sintomas ligados ao trato urinário são situações que precisam ser avaliadas por um médico Urologista. A urologia é a área médica que atua no diagnóstico e tratamentos das doenças relacionadas ao trato urinário masculino e feminino e também nas questões que abrangem o trato genital masculino.

Quando os homens percebem problemas na saúde sexual e, com o passar dos anos, desconfortos causados pelo aumento da próstata, é o Urologista que irá diagnosticar e tratar as situações relacionadas ao trato genital masculino, que incluem uretra, pênis, vesículas seminais, testículos e próstata e também dar atenção aos rins, glândulas suprarrenais (adrenais), ureteres e bexiga.

Problemas do trato urinário

Dentro das particularidades atendidas estão os casos de pedra nos rins ou cálculo renal, cistite, incontinência urinária, infecções urinárias de repetição, fimose, disfunções miccionais, impotência sexual, infertilidade conjugal e câncer urológico, como os que atingem a próstata, os rins, a bexiga ou o testículo.

O Urologista pode atender desde recém-nascidos até idosos, homens e mulheres devido a compreensão geral das diversas desordens funcionais do transporte da urina. Esse médico possui conhecimentos que envolvem a medicina interna, pediatria, ginecologia e outras especialidades, como nefrologia e endocrinologia, por isso é um segmento da medicina bastante abrangente e que apresenta diversas áreas de atuação.

Áreas de atuação da Urologia

Por tratar de vários órgãos os Urologistas podem realizar formação específica em alguma área de atuação em particular da Urologia, aumentando sua experiência e poder de resolução. Conheça algumas áreas de atuação da Urologia:

  • Medicina Sexual e Reprodução Humana: Avalia e trata as doenças do sistema reprodutivo masculino. Atua principalmente em problemas como a infertilidade masculina, disfunção erétil (impotência sexual), distúrbios ejaculatórios, disfunções sexuais e problemas hormonais masculinos. Neste campo estão incluídos os procedimentos de fertilização e realização e reversão de vasectomia.
  • Uroneurologia e Disfunções Miccionais: Avalia e trata as doenças relacionadas ao controle do sistema nervoso sobre o sistema genito-urinário e de condições que causam alteração da frequência urinária. As doenças neurológicas, tais como um acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson e lesões da medula espinhal podem afetar o trato urinário inferior e resultar em condições tais como incontinência urinária, hiperatividade da bexiga e retenção urinária.
  • Urologia Oncológica: É responsável pela prevenção, diagnóstico, investigação, tratamento e seguimento dos tumores malignos do sistema genitourinário do adulto, como o câncer de próstata, glândulas suprarrenais (adrenais), bexiga, rins, ureteres, testículos e pênis.
  • Endourologia e Litíase Urinária: Trata da manipulação endoscópica do trato urinário. Tem evoluído muito ultimamente, incluindo grande parte dos procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Em oposição à cirurgia aberta, a Endourologia é realizada usando pequenas câmeras e instrumentos inseridos no trato urinário. Uma vez que a maior parte do trato urinário pode ser alcançado através da uretra, torna possível a cirurgia endoscópica de pedras (cálculos ou litíase urinária) e diversas outras enfermidades.
  • Uroginecologia e Urologia Feminina: Avalia e trata as doenças do trato urinário feminino. O conhecimento profundo do assoalho pélvico feminino, em conjunto com a compreensão íntima da fisiologia e patologia da micção, são necessários para diagnosticar e tratar estas desordens. Em geral, tratam de bexiga hiperativa, prolapso genital, incontinência urinária, alterações anatômicas do trato urinário feminino e infecções urinárias de repetição.
  • Urologia Pediátrica: Avalia e trata os distúrbios urológicos em crianças. Tais distúrbios incluem anormalidades congênitas do trato geniturinário, distúrbios da micção, bem como doenças adquiridas, como tumores, litíases e traumas.

Os médicos Urologistas são responsáveis ainda por transplantes renais, urologia reconstrutiva, dermatologia genital e doenças sexualmente transmissíveis.

Quando procurar um Urologista

Os Urologistas também são os médicos que acompanham o envelhecimento dos homens, que devem fazer consultas regulares a partir dos 50 anos para controle da próstata, mesmo sem apresentar nenhum tipo de sintoma. O câncer de próstata, principalmente, é uma doença silenciosa e que tem grandes chances de cura quando descoberta logo no início. Os demais casos que representem desordem do trato urinário também devem ser acompanhados por um Urologista.

A UROMED

Em Florianópolis, a UROMED – Clínica do Aparelho Gênito-Urinário, conta com um corpo clínico altamente especializado, com grande poder de resolução em relação às doenças urológicas, e com profissionais em todas áreas de atuação mencionadas. A clínica realiza também exames e alguns procedimentos cirúrgicos. Para saber mais sobre a urologia acompanhe nossas atualizações e mantenha-se informado.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 2965 RQE 218

O Dr. Ivam Moritz é formado em medicina pela UFSC e especialista em urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos. Seu principal interesse é a Urologia Geral.