Imprensa

Imprensa
11 de maio de 2017

Dr. Ricardo Kupka participa de evento internacional sobre Uro-Oncologia

Dr. Ricardo Kupka participa de evento internacional sobre Uro-Oncologia

O câncer de próstata foi um dos temas mais abordados em um evento internacional sobre uro-oncologia que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), dia 28 de abril. Os principais especialistas nacionais e internacionais discorreram sobre o  benefício do rastreamento e utilidade do PSA para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Também compararam as diferentes técnicas de tratamento e seus principais resultados, tanto nas taxas de cura como de efeitos colaterais.

O único médico catarinense a participar do evento, Dr. Ricardo Kupka (CRM/SC 12492), médico especialistas em uro-oncologia da Uromed, também acompanhou os debates sobre as atualizações na área. Por exemplo, que a prostatectomia radical (utilizada para o tratamento do câncer de próstata) tem resultados semelhantes quando realizados de maneira aberta ou robótica.

Ainda em relação ao câncer de próstata, verificaram-se as novas opções de terapias menos invasivos que podem ser utilizadas no tratamento da doença. Também foram revisadas as modalidades medicamentosas e a vacina para o câncer de próstata, que é usada com restrições.

Novidades do evento sobre uro-oncologia

Esse e outros assuntos fazem parte dos tópicos mais relevantes discutidos no principal congresso mundial de oncologia clínica (ASCO – American Society of Clinical Oncology).

A quarta edição do evento no Brasil trouxe, ainda, informações multidisciplinares nas áreas de pesquisa clínica, métodos diagnósticos e novidade nos tratamentos de todas as malignidades genitourinárias.

A novidade apresentada em relação ao câncer de rim, basicamente, diz respeito à comparação em terapia alvo para controle medicamentoso da doença avançada e resultados da vigilância ativa, (ou seja, apenas acompanhamento sem a necessidade de cirurgia) para casos selecionados da doença.

Outros temas circunstanciais e atuais expostos no evento referiram-se às análises genômicas e sua influência para determinar tratamentos e, principalmente, para definirem fatores prognósticos e desfechos clínicos. O futuro é promissor.