Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 16/04/2020 - Atualizado 04/06/2020

Como escolher um urologista infantil?

Como escolher um urologista infantil?

Quando pensamos em médico para as crianças, logo nos vem à cabeça a figura do pediatra. No entanto, existem algumas especialidades da área da saúde que tratam doenças e complicações específicas, que podem ser recomendadas pelos pediatras.

Ouça este conteúdo:

 

Entre eles, destaca-se o urologista infantil ou pediátrico. Esse profissional trata diversos problemas no aparelho gênito-urinário de crianças e adolescentes, incluindo a infecção urinária, uma das principais problemas na infância. Ela é causada pela presença de microrganismos no trato urinário, sendo muito comum em bebês.

A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que 5% a 10% das crianças que chegam ao pronto socorro com febre têm o sintoma relacionado com infecção urinária.

Mas, além da infecção, outros problemas podem ser tratados no urologista infantil, como a criptorquidia (situação em que os testículos não completam a descida normal até o escroto), hipospádia (anomalia congênita no sexo masculino), entre outros.

Mas, quando levar seu filho(a) no urologista infantil?

Não há uma idade correta para levar seu filho ou filha no urologista infantil. A consulta pode ser feita por recomendação de um pediatra, ao observar algum distúrbio ou doença específica, ou de modo preventivo.

A consulta preventiva é capaz de observar o desenvolvimento da criança, bem como realizar o acompanhamento regular da saúde. Desse modo, pode-se prever uma intervenção precoce e, até mesmo, um tratamento mais assertivo.

No caso dos meninos, a primeira consulta ao urologista infantil ocorre na presença de fimose ou alterações congênita. Já as meninas, quando há presença de infecção urinária ou quando têm dificuldade em usar fraldas, devido à presença de uretra mais curta.

Vale dizer que se o seu filho ou filha tiver infecção urinária, o trabalho do urologista pediátrico é ainda mais requisitado, já que isso pode ser sintoma de alguma anomalia congênita, que necessita de investigação.

Além disso, tanto os meninos quanto as meninas podem desenvolver incontinência urinária, que pode estar relacionada à enurese noturna, o famoso “xixi na cama” à noite.

O urologista pediátrico também pode ser indicado quando ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. No caso dos adolescentes, é uma boa maneira de orientar e instruir quanto às relações, com exames de genital e urinário periodicamente, para avaliar as condições de saúde e a manutenção do trato urinário.

Vale dizer que alguns problemas urológicos, quando não tratados na infância, podem se agravar na vida adulta e trazer várias complicações. Por esse motivo, é importante fazer a investigação e o acompanhamento desde cedo.

Como perceber a infecção urinária nas crianças?

Se a criança ainda estiver usando fraldas, é importante trocar sempre que fizer xixi. Caso note alguma alteração na cor, cheiro ou qualquer aspecto na urina, vale a pena levar ao urologista pediátrico

Mas, se a criança não usar mais fralda, você pode ensiná-la a urinar com mais frequência e não segurar o xixi. O recomendável é que a criança vá ao banheiro a cada 3 horas.

No caso das meninas, a higienização deve ser feita da região da vagina para trás. Esse método deve ser aplicado durante toda a vida, pois evita o deslocamento das bactérias para a genitália feminina.

Além disso, vale a pena ter cuidados relacionados à alimentação, com uma dieta balanceada, bem como uma ingestão de frutas, legumes, verduras e fibras para manter a imunidade alta.

Conheça a especialista em urologia pediátrica da UROMED

A UROMED é especialista no tratamento urológico, contando com especialistas em diversas áreas de atuação, como é o caso da Dra. Eliete Magda Colombeli, cirurgiã e urologista pediátrica.

Graduada em Medicina pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e com residência médica  em cirurgia geral pelo Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis (SC), a Dra. Eliete ingressou na carreira da pediatria com a residência médica em cirurgia pediátrica pelo HIJG (Hospital Infantil Joana de Gusmão), também em Florianópolis.

Ela possui especialização em urologia pediátrica também pelo HIJG, sendo membro da Associação Brasileira de Cirurgia PediátricaCIPE) e da International Children’s Continence Society (ICCS). A Dra. Eliete também é preceptora do Programa de Residência Médica em Urologia do HGCR e é supervisora do Programa de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica no HIJG.

Você pode agendar uma consulta com a Dra. Eliete pelo telefone (48) 3223-5550 ou pelo formulário de contato.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 9576 RQE 6654

Dr. Jovânio é formado em medicina pela UFPel, é especialista em reprodução humana pela Unifesp. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia e Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual. Entre 2013 e 2018 foi Conselheiro Suplente do CRM-SC. Seus principais interesses são a andrologia, medicina sexual e reprodução humana.