Por: Dr. Jovânio Fernandes da Rosa
Publicado em 12/04/2017
A ejaculação precoce (ou rápida) é uma queixa relativamente frequente dos casais. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 25% dos brasileiros têm ejaculação rápida em algum momento da vida, mas, muitos não procuram ajuda médica. Pelo contrário, tentam resolver o problema comprando remédios sem prescrição, agindo de forma contrária à orientação de que nenhuma pessoa deve se automedicar. Com essa conduta, acabam perdendo tempo e não conseguem resolver seu problema. Para saber como evitar a ejaculação precoce, o correto é consultar um urologista.
O médico especializado em urologia diagnostica o problema e indica o tratamento adequado para cada paciente. O homem que sofre com a ejaculação precoce é aquele que ejacula e atinge o orgasmo antes de terminar a relação sexual. Geralmente, ele tem vergonha de falar a respeito da situação e, por isso, reluta em procurar um médico.
Nos jovens, a ejaculação precoce está relacionada à ansiedade ou à falta de experiência. Nos adultos, é o estresse que desencadeia a condição. Em homens idosos, a ejaculação precoce pode estar associada à disfunção erétil.
Os episódios de ejaculação rápida têm de ser recorrentes e persistentes para significarem, realmente, um problema. Ocorrem quando o homem ejacula antes, durante ou logo após a penetração, apesar do pouco estímulo sexual, ou antes do momento desejado.
O urologista pode prescrever medicamentos para tratar a ejaculação precoce e, também, aconselhamento psicológico com a finalidade de reduzir o nível de ansiedade, para que o homem possa controlar o momento da ejaculação.
Além disso, outras dicas de como evitar a ejaculação precoce são:
Há uma subespecialidade da urologia que se responsabiliza somente por diagnosticar e tratar condições que afetam a parcela masculina da população, como a ejaculação precoce: é a andrologia. Os homens interessados, podem consultar-se com o médico andrologista para receber a orientação correta para as suas questões de saúde.
Material escrito por: Dr. Jovânio Fernandes da Rosa
- Urologista - CRM 9576 RQE 6654
Dr. Jovânio é formado em medicina pela UFPel, é especialista em reprodução humana pela Unifesp. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia e Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual. Entre 2013 e 2018 foi Conselheiro Suplente do CRM-SC. Seus principais interesses são a andrologia, medicina sexual e reprodução humana.