Por: Dr. Aguinel José Bastian Júnior
Publicado em 13/01/2019 - Atualizado 13/03/2019
Qual será o melhor momento para ir ao urologista? Essa é uma questão que merece muita atenção, já que a maioria dos homens tendem a ser um tanto resistentes quando o assunto é consultar um urologista. Mesmo as mulheres podem não saber quando é melhor visitar um uroginecologista.
Sabemos que ir ao médico deve ser uma atitude preventiva e não emergencial. Ou seja, é importante estar atento à saúde de forma regular, evitando que problemas no organismo surjam, ao invés de recorrer ao profissional da saúde quando a situação já estiver crítica. Essa atitude otimiza a eficácia de qualquer tratamento que necessite ser realizado.
Entretanto, mesmo que a consulta médica seja feita frequentemente, é fundamental que todos os homens estejam atentos a alguns sinais que podem estar indicando a presença de doenças geniturinárias.
Esteja atento, pois caso identifique algum dos sinais listados a seguir, isso significa que você deve antecipar sua ida ao urologista.
Os sintomas podem surgir juntos ou não, e sua frequência pode variar. O importante é que não se tornem uma realidade para o cotidiano do paciente, que deve buscar ajuda médica assim que notar o desconforto. Confira:
A urgência urinária é a necessidade recorrente de urinar, durante várias vezes ao dia. Esse sintoma é causado por contrações na bexiga, que eventualmente levam a pessoa a não conseguir segurar a vontade de urinar.
Esse é um sintoma que pode estar associado a diversos problemas no trato urinário, como a cistite e outras inflamações urinárias. Geralmente, a urgência urinária vem acompanhada de incontinência urinária.
Caracterizada pela perda involuntária da urina, a incontinência urinária pode se manifestar de algumas formas, como:
A incontinência urinária pode estar relacionada a hiperplasia prostática benigna, que é o aumento da próstata, fato que acontece naturalmente com o envelhecimento do homem. Nesse caso, a próstata aumentada pressiona a bexiga e desencadeia a vontade de urinar com maior frequência.
Esse é um problema que pode ser temporário, quando é causado por substâncias que levam à maior produção da urina ou mesmo por algum desequilíbrio no organismo, que pode estar relacionado com a incontinência urinária.
No entanto, caso o quadro persista, é possível que apresente causas mais sérias, até mesmo de origem neurológica. De qualquer forma, caberá ao especialista investigar a causa do problema.
A enurese noturna é a perda involuntária da urina durante o período de sono, justamente pela incapacidade de controle do esfíncter urinário.
Embora esse seja um problema muito comum na infância, é possível que aconteça na vida adulta, fato que pode estar relacionado com algumas doenças miccionais que afetam o controle urinário ou mesmo problemas neurológicos.
Além disso, a enurese noturna também pode estar relacionada com a urgência miccional e a incontinência urinária. Todos esses problemas podem estar sinalizando um quadro de bexiga hiperativa. Entretanto, caberá apenas ao urologista o diagnóstico correto do problema, mediante a descrição específica de outros sinais e sintomas.
Chamamos de hematúria a presença de sangue na urina. Esse é um sintoma sério e na maioria das vezes pode estar sinalizando alguma situação mais séria. Por isso, quando você notar a presença de sangue na urina ou mesmo uma alteração significativa na coloração do líquido, procure um especialista imediatamente.
A presença de sangue na urina pode ser sinal de alguma doença grave, como o câncer de bexiga ou o câncer de rim.
Algumas dores específicas podem sinalizar a presença de cálculos renais. Isso acontece principalmente quando o tamanho da pedra é grande e fica presa no rim, assim, quando o cálculo começar a descer pelo ureter, o incômodo será imenso.
Geralmente, as pedras pequenas não apresentam nenhum desconforto e podem ser expelidas normalmente ou descobertas em exames de imagem. Assim, as dores podem manifestar das seguintes maneiras:
Essas dores podem ser graduais, aparecendo de forma intensa e desaparecendo logo depois. No entanto, isso não significa que o problema tenha sido resolvido. Assim, caso você sinta algumas dessas dores, procure imediatamente um urologista.
Esses são apenas alguns dos sintomas que podem indicar a presença de uma disfunção urológica. Mas lembre-se: não espere surgir o problema para buscar ajuda médica. Por isso, visite anualmente um urologista e realize regularmente um check-up da sua saúde.
Quer saber mais como um urologista pode te ajudar?
Entre em contato com a nossa equipe em caso de dúvidas.
Material escrito por: Dr. Aguinel José Bastian Júnior
- Urologista - CRM 5179 RQE 9107
Formado em medicina e mestre em ciências médicas pela UFSC, o Dr. Aguinel Bastian Júnior é doutor pela USP e desde sua especialização dedica-se ao estudo e tratamento onco-urológico. É membro da equipe do NeoUro – Núcleo de Estudos em Onco-urologia da Uromed. Ver Lattes