Por: Dr. Waltamir Horn Hülse
Publicado em 23/02/2023
A frenuloplastia é definida como uma intervenção cirúrgica que visa remover o frênulo, popularmente conhecido como “freio”. O procedimento, realizado no pênis, tem como objetivo liberar o movimento do órgão, quando há restrição dos movimentos pela pele.
No artigo de hoje, iremos falar sobre a frenuloplastia peniana, voltada para o frênulo que conecta a glande e o prepúcio. O chamado freio do pênis curto é um problema que ocorre em uma parcela da população masculina, no qual a pele que liga o prepúcio à glande é mais curta do que deveria ser.
Em condições normais, o frênulo costuma ser bastante longo e maleável, o que permite que o prepúcio se retraia plenamente. Contudo, nos casos de freio do pênis curto, a pele que faz essa ligação pode ser bem curta, restringindo o movimento e sua retração.
Isso é um problema que deve ser tratado quanto antes, uma vez que o freio curto pode provocar uma curvatura do pênis. Dessa forma, pode ser acarretada uma ereção dolorosa, prejudicando a relação sexual.
Também é importante destacar que durante a relação sexual ou a masturbação, o freio pode acabar se rompendo acidentalmente, resultando uma hemorragia, em muitos casos, persistente. No geral, o tratamento para essa condição é a partir da frenuloplastia.
Portanto, todo homem que apresente esse caso clínico está indicado a realizar a intervenção cirúrgica. Mas, como saber se eu tenho esse problema?
O paciente que possui essa condição, na maioria dos casos, não consegue puxar completamente a pele sobre a glande sem sentir uma leve pressão sobre o freio. No entanto, também é possível observar outros sinais, como o leve desconforto durante o sexo.
Identificando a suspeita do problema, o próximo passo é buscar um profissional especializado em urologia e se informar sobre a frenuloplastia para o seu caso.
Considerada uma cirurgia simples, a frenuloplastia é definida pelo corte do freio do pênis com o objetivo de liberar a pele e reduzir a tensão que a ereção provoca. Antes da cirurgia, é ideal que o paciente passe por uma consulta com o urologista, que irá solicitar diversos exames pré-operatórios.
Após a análise desses exames, a cirurgia pode enfim ser realizada. O cirurgião costuma passar ainda algumas orientações, como depilar toda a região genital, caso seja necessário, chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência na clínica e levar um acompanhante.
A frenuloplastia costuma ser realizada no próprio consultório médico, com apenas anestesia local. É um procedimento que pode levar até 30 minutos e o homem pode voltar para casa em seguida.
Durante o pós-operatório, é ideal que o paciente tenha alguns cuidados, todos orientados pelo cirurgião. Como, por exemplo, evitar relações sexuais por um determinado período.
No geral, a cicatrização pode levar até 1 semana, mas é importante que o paciente se abstenha da atividade sexual, além de idas à piscina ou praia, uma vez que ambos podem comprometer a cicatrização.
Também é comum observar alguns efeitos colaterais, como inchaço do pênis e até mesmo a redução na sensibilidade da glande. No entanto, esses efeitos são temporários e, em alguns casos, podem ser realizadas compressas com gelo para reduzir o desconforto.
Por ser uma cirurgia realizada no próprio consultório médico, ou seja, sem a necessidade de internação, é importante buscar uma clínica de urologia confiável. Portanto, se você precisa realizar a frenuloplastia em Florianópolis ou deseja saber mais sobre o procedimento, convidamos você a conhecer a Uromed.
Somos uma clínica de referência estadual em Urologia, com profissionais especializados em diversas áreas dentro desse ramo. Nós oferecemos aos nossos pacientes um atendimento humanizado e com máximo poder de resolução.
Entre em contato com a nossa equipe de atendimento para agendar uma avaliação individualizada. Você também pode seguir nossa página no Instagram e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos.
Material escrito por: Dr. Waltamir Horn Hülse
- Urologista - CRM 4265 RQE 1147
Diretor Técnico na Uromed, o Dr. Waltamir Horn Hülse é formado em medicina pela UFSC e especialista em urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia, da Associação Brasileira do Assoalho Pélvico e da International Continence Society Seus principais interesses são a uroginecologia e urologia feminina.