Artigos

Artigos
16 de janeiro de 2017

Por que é importante tomar água?

Por que é importante tomar água?

Responda sinceramente: quanta água você bebe por dia? Algumas pessoas não consomem nem o equivalente a um copo, quando a recomendação é tomar, ao menos, dois litros do líquido diariamente (oito copos no total); preferem sucos, chás e refrigerantes para saciar a sede ao invés de água. Caso você faça parte desse grupo, é especialmente para você que vamos responder a pergunta: por que é importante tomar água?

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. O líquido é responsável pelo transporte de oxigênio, nutrientes e outros componentes que são importantes para as células. Além disso, é a água que conduz as toxinas das células para os rins, ou seja, tem a função de deixar “a casa limpa”.

Outros motivos pelo qual é tão importante tomar água

Outra razão por que é tão importante tomar água está relacionada à temperatura do corpo. A água é um dos componentes do suor. Ele existe para regular a temperatura corporal. É por isso que suamos em dias muito quentes ou quando estamos com febre. Significa que o organismo está precisando voltar à temperatura média, de 36,5ºC. Para isso, as glândulas sudoríparas (localizadas na derme, camada interna da pele) liberam suor na epiderme (camada externa da pele), para resfriar o corpo.

É fácil saber se a ingestão de água está sendo suficiente para o organismo exercer todas as funções adequadamente. Basta prestar atenção à cor da urina. O estado de hidratação do corpo tem relação direta com a coloração do xixi. O tom escuro é um indicativo de que é necessário ingerir uma quantidade maior de água.

A urina é resultado de um processo de filtração, reabsorção e secreção realizada ao longo dos túbulos renais. Pessoas que tomam muita água tendem a eliminar uma urina mais diluída, com aspecto quase transparente.

O ideal é que o organismo elimine de um a dois litros de urina diariamente, sem dor durante a micção. Qualquer desconforto ao urinar tem de ser informado ao médico. A sensação geralmente está relacionada à infecção ou cistite, problema bastante comum nas mulheres, mas que também pode afetar os homens.

Hidratação é fundamental para todo o organismo

O pouco consumo de água reflete também na pele e nos cabelos, que ficam ressecados. O funcionamento do intestino é igualmente prejudicado e outros desconfortos podem surgir pela falta de água nas células do corpo.

Para contornar a ausência do hábito de beber água ou ingerir a quantidade considerada adequada, vale a dica das nutricionistas: espalhar garrafas de água pelos ambientes em que você circula: ter uma no trabalho, outra no carro e mais uma em casa para lembrar-se sempre de beber água.