Por: Dr. Aguinel José Bastian Júnior
Publicado em 09/02/2019 - Atualizado 29/01/2020
Embora a saúde do homem ainda seja um tabu, esse é um problema que vem sendo cada vez mais debatido na atualidade.
O Perfil da Situação de Saúde do Homem no Brasil mostra que os homens estão mais expostos a fatores de riscos de diversas doenças, tais como a obesidade, a hipertensão e o tabagismo, além de buscarem menos a ajuda ambulatorial do que as mulheres. Isso mostra a necessidade de aumentar o cuidado dispensado à própria saúde.
Apesar do conhecimento sobre doenças e hábitos saudáveis, ainda existem muitos homens que só vão ao médico quando a situação encontra-se crítica ou com sintomas graves. Em alguns casos, os pacientes têm dificuldade até em saber qual o especialista poderá ajudá-lo. Afinal, é preciso consultar primeiro um andrologista ou um urologista?
Conheça, no artigo, os médicos que cuidam da saúde do homem, as doenças que tratam e quais exames são essenciais para avaliar sua saúde regularmente.
O andrologista é o médico que cuida do sistema reprodutivo masculino. Assim, podemos classificar a andrologia como a especialidade médica que estuda e trata as alterações da função reprodutora e sexual masculina.
Dessa forma, dentre esses problemas que tendem a comprometer a saúde do homem, destacam-se aqueles relacionados à infertilidade masculina e disfunções sexuais, como:
Entre outras funções do médico andrologista, está a realização de vasectomias e cirurgias para reversão do procedimento. O profissional atua na qualidade de vida dos homens, sendo o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar as patologias masculinas.
Sabemos que o urologista também é o médico responsável por cuidar da saúde do homem. Mas qual será a diferença entre o médico urologista e o médico andrologista?
O médico urologista cuida do sistema urinário de homens e mulheres. O profissional é especialista, também, em órgãos reprodutores masculinos, e realiza o exame de próstata, por exemplo. Geralmente, é o profissional mais procurado quando o assunto é os primeiros cuidados com a saúde do homem.
O especialista é dedicado ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças, algumas delas são:
Já o médico andrologista é o profissional especializado em cuidar do sistema reprodutor masculino, além de verificar suas funções sexuais, como já mencionamos.
O ideal é que o homem consulte um urologista para orientá-lo regularmente. A primeira consulta deve ser feita quando ele começa a ter uma vida sexual ativa. É importante dizer que quanto mais cedo um jovem iniciar suas visitas ao médico mais natural será a atenção para a saúde.
Além disso, desde a adolescência até a terceira idade, ocorrem mudanças no organismo masculino que são capazes de modificar as funções sexuais, o que exige uma atenção maior do homem. Caso necessário, o urologista poderá encaminhar o paciente ao andrologista.
Após a adolescência, quando chegam à vida adulta e possuem uma vida sexual ativa, os homens ficam sujeitos às doenças sexualmente transmissíveis, assim como a inflamações, irritações e coceiras genitais. Outros problemas que podem surgir estão associados à fertilidade, disfunção erétil e andropausa.
Assim como as mulheres vão ao ginecologista, profissional destinado a cuidar da saúde sexual e reprodutiva da mulher, os homens também devem realizar consultas periódicas com o urologista.
A visita regular ao médico é uma medida preventiva para evitar o desenvolvimento de doenças que avançam por não terem sido diagnosticadas já no início. Também é importante que o homem realize consultas regulares quando estiver passando por momentos de mudanças anatômicas e funcionais no organismo, como perda ou ganho de peso. Assim, é possível que o profissional acompanhe o desenvolvimento masculino orientando como cuidar do corpo com saúde.
Se você está procurando por um especialista na saúde do homem, conheça o corpo clínico da Uromed e marque sua consulta.
Material escrito por: Dr. Aguinel José Bastian Júnior
- Urologista - CRM 5179 RQE 9107
Formado em medicina e mestre em ciências médicas pela UFSC, o Dr. Aguinel Bastian Júnior é doutor pela USP e desde sua especialização dedica-se ao estudo e tratamento onco-urológico. É membro da equipe do NeoUro – Núcleo de Estudos em Onco-urologia da Uromed. Ver Lattes