Várias condições podem tornar um homem infértil, mas é a varicocele a principal causa da infertilidade masculina. Essa doença é causada pelo aparecimento de varizes nos testículos que são dilatações das veias que aumenta a temperatura local.
Esse problema de saúde afeta entre 10% a 15% dos homens saudáveis, embora nem sempre chegue a causar infertilidade. O número fica maior entre aqueles que buscam por ajuda de médicos por questões relacionadas à fertilidade, atingindo até 38% dos que procuram por um serviço de reprodução assistida.
Continue lendo para saber mais sobre a varicocele, sua relação com a infertilidade, seus sintomas, tratamento e se há como prevenir essa doença.
Essa enfermidade surge na adolescência, entre os 11 e os 17 anos e trata-se de varizes que se desenvolvem em um ou em ambos os testículos, o que provoca a dilatação das veias, além da diminuição do volume testicular, um sinal perceptível da presença da doença.
No entanto, a maioria dos homens com varicocele não apresenta nenhum sintoma. Alguns, inclusive, não sabem que são portadores da doença até realizarem um exame físico de rotina ou ao terem dificuldades para engravidar suas parceiras.
Isso não quer dizer que a doença é totalmente assintomática. Em alguns casos, o homem portador da doença pode sentir dor nos testículos e sensação de peso na região escrotal.
Existem três graus da doença. Eles são definidos de acordo com o tamanho das varizes. A de grau três é o tipo mais avançado e pode ser visualizada através da pele do escroto.
A de grau dois só é detectada pela palpação e a de grau um exige que seja realizada a manobra de Valsalva para poder ser identificada. Essa manobra consiste no aumento da pressão abdominal e obstrução da saída de ar pela boca durante o esforço respiratório,
Como já mencionado, essa anomalia, normalmente, não apresenta sintomas. Por isso, o diagnóstico ocorre por meio de um exame físico de rotina ou após o paciente ter problemas de infertilidade.
Caso o exame físico não seja suficiente para a análise, o médico responsável pode pedir outros procedimentos clínicos para confirmar a doença, como o doppler.
A razão pela qual a varicocele é a principal causa da infertilidade masculina é o aumento da temperatura que a doença gera nos testículos.
A produção de espermatozoides é prejudicada em um ambiente mais quente, havendo a redução da quantidade e da capacidade de movimento deles, o que dificulta a fecundação do óvulo.
O tratamento ocorre através de uma microcirurgia, porém, alguns médicos indicam o procedimento cirúrgico somente nos casos em que há risco de a doença causar infertilidade.
A cirurgia é feita com anestesia local ou sedação e dificilmente surgem efeitos adversos após o procedimento. O período de recuperação é curto e pode-se ter certo desconforto.
A operação é sempre realizada com o auxílio visual de um microscópio. Esse equipamento permite a visualização de todas as veias anormais da varicocele que causam infertilidade. Além disso, ele também evita a ligadura ou secções de estruturas que são essenciais para a reprodução.
O paciente deve conversar abertamente com seu médico de confiança sobre as possibilidades e implicações de cada tratamento para decidir qual terapêutica é a mais adequada para o seu caso.
A varicocele e a infertilidade causada por essa doença não podem ser prevenidas por meio de hábitos.
O melhor método para evitar os problemas dessa patologia é realizando consultas regulares com o urologista, que poderá identificar de forma precoce a anomalia e iniciará um tratamento para prevenir o avanço das varizes.
Além disso, é possível tomar decisões alternativas, como o congelamento de espermatozoides, antes de o problema afetar a fertilidade do homem. Dessa forma, é importante que todos fiquem atentos a dores e desconfortos na região e procurem um especialista de forma regular.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a varicocele e infertilidade ou deseja conversar com um especialista, entre em contato conosco. Somos uma clínica especializada em urologia e medicina sexual.