Imprensa

Imprensa
24 de novembro de 2021

Saiba mais sobre o exame de cistoscopia com o Dr. Ricardo Kupka

Saiba mais sobre o exame de cistoscopia com o Dr. Ricardo Kupka

O exame de cistoscopia, também chamado uretrocistoscopia, é um dos procedimentos mais recomendados pelos urologistas. Ele permite a visualização das vias urinárias e possibilita o diagnóstico de diversas doenças, que podem afetar a uretra e a bexiga.

É realizado com um aparelho chamado cistoscópio flexível, inserido no canal urinário para ver em tempo real o funcionamento do órgão e identificar se há alguma anormalidade, como tumores, inflamações e cálculos.

Continue lendo para saber mais sobre o exame de cistoscopia, como ele é feito, quando é indicado e como escolher uma clínica para a sua realização.

O que é cistoscopia?

A cistoscopia é um procedimento que permite que o médico visualize toda a uretra e a região da bexiga do paciente. Quando esse exame é feito em homens, também é possível visualizar a próstata e identificar se há alguma anormalidade nessa estrutura.

Como a cistoscopia é feita?

Esse exame é simples de ser realizado. Após a anestesia local do paciente, é inserido o cistoscópio flexível na uretra, com o auxílio de um lubrificante, que permite que esse aparelho entre nas vias urinárias sem agredir muito o tecido.

No caso dos homens, é normal haver mais desconforto, uma vez que a sua uretra é menor que das mulheres. Caso o incômodo seja muito grande, o paciente pode ser sedado para permitir a realização do exame com mais tranquilidade.

Com a penetração do aparelho até a bexiga, o especialista libera um pouco de soro fisiológico, o que faz o órgão expandir e permite que o médico visualize o seu interior.

Tudo isso é feito com o auxílio do cistoscópio flexível. O Dr. Ricardo Kupka, urologista que compõe o corpo clínico da Uromed, explica  mais sobre esse aparelho. “O cistoscópio flexível é um aparelho na urologia que utilizamos para enxergar a uretra, a próstata e a bexiga por dentro. Ele é muito maleável e de calibre fino, portanto muito confortável, pois ele obedece às curvaturas naturais da nossa anatomia, fazendo com que o exame seja muito bem aceito. É um dos exames que, por exemplo, utilizamos para os diagnósticos e acompanhamento dos cânceres de bexiga.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por UROMED (@uromedclinica)

Quando o exame de cistoscopia é indicado?

O exame de cistoscopia é indicado para identificar qualquer anormalidade na uretra, bexiga ou próstata, no caso do homem. Entre as principais doenças que podem ser diagnosticadas, estão:

  • pedras na bexiga;
  • tumores e
  • inflamações.

De forma geral, o procedimento é indicado para pacientes que apresentam sintomas de alguma dessas patologias, como sangue na urina, impossibilidade de urinar, fraqueza e dores. Também é recomendado para acompanhar doenças já diagnosticadas. No caso do câncer, por exemplo, pode-se realizar esse exame para avaliar o sucesso da terapia utilizada.

Além disso, a cistoscopia também pode ser solicitada para o tratamento das pedras na bexiga, fazendo a fragmentação dos cálculos existentes, retirando-os sem causar grandes desconfortos no paciente.

Cistoscopia ou uretroscopia: há diferença?

Muitas pessoas ficam em dúvida se devem realizar uma cistoscopia ou uma uretroscopia, sem saber realmente a diferença entre elas. Na realidade, ambos os exames são realizados da mesma forma, o que muda é o órgão em questão, que se está analisando.

No caso da cistoscopia, o maior foco é na bexiga do paciente. Já na uretroscopia, o médico faz uma análise mais criteriosa de toda a uretra, buscando identificar qualquer anomalia.

Apesar de haver uma diferença no nome, a maioria dos especialistas acaba avaliando essas duas estruturas para ter um diagnóstico mais assertivo. Por isso, não há razões para se preocupar com qual é o nome do exame na requisição.

Onde fazer exame de cistoscopia?

A forma que o exame de cistoscopia é realizado depende diretamente da experiência e da tranquilidade do médico que está executando. Por isso, na hora de fazer esse procedimento, é importante procurar por profissionais que tenham prática.

Busque saber a reputação da clínica, avalie a sua estrutura e peça indicações para o seu médico. Assim, você terá certeza que passará por todo o processo com um especialista confiável e que fará o possível para deixar você mais confortável.

Se ainda tem alguma dúvida sobre o exame de cistoscopia, entre em contato conosco.

Somos uma clínica especializada no sistema urinário e temos médicos altamente capacitados para a realização desse procedimento.