Perguntas e Respostas

Perguntas
02 de setembro de 2023

O que é disfunção miccional?

O que é disfunção miccional?

saúde do trato urinário é essencial para o bem-estar geral de uma pessoa. Quando ocorrem problemas na hora de urinar, como uma disfunção miccional, a qualidade de vida de um indivíduo pode ser significativamente afetada.

Também conhecida como disfunção do trato urinário inferior (DTUI)as disfunções miccionais são alterações no ato de urinar em pessoas neurologicamente normais. Essa condição pode envolver problemas com o armazenamento de urina na bexiga, a liberação adequada da urina ou ambos.

Na maioria das vezes, ocorre perdas urinárias diurnas e noturnas, frequência urinária aumentada, podendo ocorrer infecção urinária e também constipação intestinal com perda de fezes. A disfunção miccional é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos mais velhos.

Ela é responsável por até 40% das crianças que procuram o urologista pediátrico e representa a causa mais frequente de infecção urinária na infância na ausência de anormalidades congênitas. Além disso, essa condição pode ser desencadeada por uma variedade de fatores.

Quais os sintomas da disfunção miccional?

Essa condição pode afetar profundamente a vida cotidiana de uma pessoa. Suas manifestações variam de leves a graves, podendo incluir:

Através dos sintomas relatados pelos pacientes e de exames específicos, é possível diagnosticar o problema e, assim, traçar o melhor caminho para a recuperação. Na maioria das vezes, o tratamento é realizado com medicamentos e modificações do comportamento.

Quais os possíveis tratamentos?

Agora que você sabe o que é a disfunção miccional e os seus sintomas, é fundamental explorar as opções de tratamento disponíveis. Cada pessoa é única e a escolha do tratamento adequado depende da causa subjacente, da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais.

Entre as opções de tratamento existentes, destacam-se:

  • mudança no estilo de vida, como reduzir o consumo de cafeína e álcool, manter um peso saudável e praticar exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico;
  • fisioterapia;
  • medicamentos para tratar a causa subjacente;
  • cirurgia;
  • outros.

Lembre-se que a escolha do tratamento mais apropriado deve ser baseada em uma avaliação médica completa, assim como na identificação da causa subjacente do problema.

É essencial que os pacientes discutam suas preocupações e expectativas com um profissional de saúde, que poderá orientar sobre as melhores opções de tratamento para promover o bem-estar e a qualidade de vida.

Portanto, se você ou alguém que você conhece está enfrentando problemas de micção, consulte um profissional de saúde para avaliação e orientação adequada. Se precisar, conte com a Uromed para isso!