Artigos

Artigos

Por: - Urologista - CRM 5471 RQE 1892
Publicado em 03/05/2018 - Atualizado 30/11/2020

Inflamação da uretra: como saber se você está livre desse problema

Inflamação da uretra: como saber se você está livre desse problema

inflamação na uretra, também chamada de uretrite, é uma inflamação ou infecção na uretra, o canal de contato entre a bexiga e o exterior, responsável por expelir a urina.

Embora as condições possa acometer homens e mulheres de todas as idades, a inflamação na uretra é mais comum no sexo feminino. Além disso, a uretrite pode se desenvolver para uma doença mais séria, como a gonorreia e a cervicite (inflamação no cérvix, ou colo do útero).

As alterações no colo uterino são responsáveis por 15% a 50% das causas de infertilidade feminina. Por conta disso, é fundamental iniciar o tratamento contra a inflamação na uretra, para que a doença não evolua para enfermidades mais graves, com complicações.

Quais as causas da inflamação na uretra?

inflamação na uretra tem diversas causas, sendo desencadeada por bactérias, fungos ou vírus. Contudo, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são as principais responsáveis pelo desenvolvimento da uretrite.

Ou seja, os agentes causadores da inflamação na uretra podem ser transmitidos por meio do contato sexual (oral, vaginal ou anal) sem o uso de preservativo. A Chlamydia trachmotis, responsável pela clamídia, é uma das bactérias mais comuns de uretrite em homens e mulheres.

A tricomoníase e a herpes genital também são causas da uretrite. Além da inflamação na uretra, a herpes genital resulta em feridas ou bolhas na pele e no pênis.

Sexo anal sem proteção também pode ocasionar a uretrite inflamatória, em decorrência das bactérias intestinais, como a Escherichia coli, que podem se acoplar no pênis. Doenças autoimunes, irritação química ou tumores dentro da uretra também levam à inflamação do canal.

Quais os sintomas da inflamação da uretra?

Em uma parte dos casos, a uretrite inflamatória pode não apresentar sintomas muito visíveis. No entanto, os principais sintomas nos homens e mulheres são:

  • corrimento claro e esbranquiçado na região íntima;
  • queimação e ardência ao urinar;
  • coceira no órgão genital e nas demais regiões;
  • inchaço e
  • nos homens, dor no saco escrotal.

Ao relatar ao seu médico determinada exposição a alguma IST, como a clamídia ou gonorreia, serão solicitados alguns exames. Muitas vezes, mesmo sem mencionar sintomas, os exames são feitos para diagnosticar a inflamação. Em alguns casos mais urgentes, os sintomas podem conter dor no baixo ventre, febre, corrimento uretral ou vaginal.

A inflamação na uretra tem complicações?

Ao perceber um líquido branco saindo do canal da urina, é importante procurar um médico quanto antes. As inflamações na uretra não tratadas podem causar complicações, como o estreitamento do canal (estenose), com riscos de infecção na bexiga e nos rins.

Dependendo da causa infecciosa, a uretrite inflamatória não tratada pode gerar consequências, como dor e inchaço nas articulações e infecção nos olhos. A negligência do tratamento também pode ocasionar a probabilidade de contrair e espalhar o vírus HIV. Por isso, ao apresentar sintomas de infecção na uretra, procure imediatamente um médico.

Nos homens, a inflamação na uretra pode chegar até os testículos e ocasionar infertilidade. Do mesmo modo, a mulher pode comprometer o seu sistema reprodutor, podendo ficar permanentemente infértil.

Como é o tratamento para inflamação da uretra?

A inflamação na uretra pode ser tratada com antibióticos, em caso de infecção bacteriana. Geralmente, é medicada uma dose única, o que não garante a imunidade se a pessoa voltar a ter contato com a bactéria.

Caso você seja diagnosticado com uretrite, é fundamental comunicar os seus parceiros sexuais dos últimos dois meses. Assim, eles também podem ser examinados e tratados.

É importante, também, evitar relações sexuais até que o tratamento seja concluído, caso contrário, a infecção pode não desaparecer. Normalmente, a inflamação na uretra é tratada com um médico urologista ou ginecologista.

Dicas para prevenir a inflamação na uretra

A principal prevenção contra a inflamação na uretra é o uso de proteção (camisinha) durante as relações sexuais. Além disso, recomenda-se manter a região íntima limpa, com a higienização frequente depois de urinar ou defecar.

Ao dignosticar a inflamação da uretra, não tente realizar nenhum tratamento caseiro, uma vez que a aplicação de substâncias nos órgãos genitais pode causar queimaduras, irritações e prejudicar ainda mais o estado do paciente, como condição agravante.

Quer saber mais sobre a uretrite inflamatória e agendar uma consulta para diagnóstico de inflamação na uretra? Entre em contato com a Uromed, clicando aqui e agende sua consulta com nossos especialistas em urologia, em Florianópolis.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 5471 RQE 1892

Formado em medicina e mestre em ciências médicas pela UFSC, o Dr. Edibert Melchert é especializado em endourologia e videolaparoscopia. Foi coordenador do Departamento de Endourologia da Sociedade Brasileira de Urologia e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, secção SC.   Ver Lattes