A biópsia de próstata é um dos exames mais importantes para diagnosticar o câncer na glândula. Esse é um tumor de crescimento lento e que não costuma apresentar sintomas em estágio inicial. Contudo, quando a doença se encontra em estágio avançado, alguns sintomas, como a dificuldade para urinar, podem acontecer.
Neste artigo, falamos mais sobre a doença, mostramos como e quando a biópsia de próstata é realizada e explicamos a importância do acompanhamento urológico. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente entre homens brasileiros. Essa glândula fica posicionada na frente do reto, mais precisamente, abaixo da bexiga. Ela é responsável pela produção de um líquido que compõe o sêmen, cuja função é proteger e nutrir os espermatozoides.
Saiba mais em: Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
A melhor forma de prevenir o câncer de próstata ou descobrir o tumor em fase inicial é realizar os exames preventivos. Para isso, testes simples, como o toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), possibilitam levantar as primeiras suspeitas da doença. Sua confirmação, no entanto, exige a realização de uma biópsia de próstata, um procedimento cirúrgico.
Leia também: É possível realizar apenas o exame de sangue para diagnosticar o câncer de próstata?
Uma vez que o PSA ou o toque retal apresente alguma alteração suspeita, solicita-se a biópsia de próstata para comprovar o diagnóstico da neoplasia. Serve, também para determinar seu estadiamento (localização e extensão da doença no organismo).
O exame é realizado durante a ultrassonografia transretal, feita sob anestesia local ou sedação leve. Antes do procedimento, o paciente precisa seguir algumas recomendações médicas, as quais podem variar de um especialista para outro.
No dia da biópsia, deve-se fazer jejum de 8 horas, assim como o preparo intestinal em casa. Na hora do procedimento, o médico utiliza um equipamento de ultrassonografia em formato de caneta. O instrumento é introduzido no reto através do ânus, para reproduzir imagens da próstata.
Além disso, esse aparelho também possui um espaçamento para que uma agulha com impulsão à mola seja inserida, possibilitando coletar amostras de diferentes áreas da glândula. Após as coletas (realizadas em vários pontos, para obter uma avaliação completa), os fragmentos são enviados para a análise laboratorial.
É fundamental que o paciente vá acompanhado no dia do exame, garantindo um retorno seguro. Após sua realização, é preciso seguir uma série de orientações médicas, incluindo:
De acordo com o INCA, a cada 38 minutos um homem com câncer de próstata morre, alcançando um total de 14 mil mortes ao ano. Isso mostra que se trata de uma doença perigosa e silenciosa, que precisa receber a devida atenção.
É aí que entra a importância do acompanhamento urológico. O urologista é o responsável por identificar e tratar alterações no sistema urinário, de homens e mulheres. Contudo, ele também é o principal especialista para tratar o sistema reprodutor masculino.
Assim, é fundamental que o homem, desde a juventude, busque por um urologista de confiança. O especialista atua na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) a outros problemas, incluindo o câncer de próstata.
Além disso, conforme a idade avança (de preferência, a partir dos 45 anos), recomenda-se que todos façam o check-up urológico anual — mesmo sem apresentar sintomas. Dessa forma, pode-se prevenir doenças e favorecer sua saúde e bem-estar.
A indicação para o rastreamento do câncer de próstata, por sua vez, deve ser individualizada. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), para a população masculina em geral, recomenda-se iniciá-lo aos 50 anos. No entanto, para homens negros ou com parentes de primeiro grau acometidos pela doença, o acompanhamento começa mais cedo, aos 45 anos.
Para concluir, se você busca um lugar para realizar seu acompanhamento urológico, conte com a Uromed, clínica de referência localizada em Florianópolis, SC. Caso o resultado do rastreamento indique a necessidade de realizar uma biópsia de próstata, fique tranquilo. Estamos prontos para cuidar da sua saúde e ajudá-lo a superar qualquer problema!
Em caso de dúvidas, entre em contato. Nossa equipe está à sua disposição!