Artigos

Artigos

Publicado em 10/10/2022 - Atualizado 19/07/2023

Como é feita a biópsia de próstata?

Como é feita a biópsia de próstata?

biópsia de próstata é um dos exames mais importantes para diagnosticar o câncer de próstata. Esse tumor é o mais frequente entre homens brasileiros, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

próstata é uma glândula presente nos homens, que pode ser encontrada na frente do reto, mais precisamente abaixo da bexiga. Ela é responsável pela produção de um líquido que compõe o sêmen, cuja função é proteger e nutrir os espermatozoides.

A próstata contorna. a uretra (tubo por onde passa o sêmen e a urina). Isso explica o motivo de muitos homens se queixarem da dificuldade em urinar quando ocorre alguma alteração prostática.

De modo geral, o câncer de próstata é um tumor de crescimento lento e que não costuma apresentar sintomas em seu estágio inicial. Contudo, quando a doença se encontra em um estágio avançado, sintomas como a dificuldade para urinar alterações dos hábitos urinários podem acontecer.

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata ou descobrir o tumor em sua fase inicial é realizar os exames preventivos. Exames como o toque retal e de dosagem do PSA tornam possível levantar as primeiras suspeitas de câncer de próstata.

Como a biópsia de próstata é feita?

Uma vez que os exames preventivos apresentam alguma irregularidade, a biópsia de próstata é solicitada pelo profissional para comprovar o diagnóstico de câncer de próstata.

biópsia da próstata é usualmente realizada através do ultrassom transretal, feito sob anestesia local ou leve sedação. Antes do procedimento, o paciente precisa seguir algumas recomendações médicas, que podem variar de um especialista para outro.

Já em relação ao dia da biópsia, é necessário fazer um jejum de 8 horas, assim como fazer preparo intestinal em casa, algumas horas antes. Na hora do procedimento, o médico utiliza um equipamento de ultrassonografia em formato de caneta. Esse instrumento é introduzido no reto por meio do ânus, para reproduzir imagens da próstata.

Esse mesmo aparelho possui um espaçamento para que uma agulha seja inserida. É ela que irá coletar as amostras das áreas da próstata. Após a coleta, os fragmentos são enviados para a análise.

Após a realização do procedimento, o ideal é seguir as orientações médicas, que costumam ser: fazer refeições equilibradas, evitar a prática de exercícios físicos e não ter relações sexuais pelo tempo indicado pelo profissional. É fundamental também que o paciente vá acompanhado no dia do exame, dessa forma garantindo um retorno seguro.

O resultado da biópsia pode ser positivo, negativo ou até mesmo suspeito, contudo, o médico pode sugerir que o paciente repita o exame.

A importância do acompanhamento urológico

De acordo com o INCA, a cada 38 minutos um homem com câncer de próstata morre, alcançando um total de 14 mil mortes ao ano. É um tipo de doença perigosa e silenciosa, que deve ter muita atenção dos homens.

Por esse motivo, o acompanhamento urológico é tão importante. O urologista é o responsável por identificar e tratar alterações no sistema urinário, de homens e mulheres. Contudo, ele também é o principal especialista para tratar o sistema reprodutor masculino e garantir a saúde do homem.

É fundamental que o homem, desde a juventude, busque por um urologista de confiança, para que o profissional oriente o início da vida sexual, assim como as questões hormonais. Além disso, o médico urologista irá atuar não só na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como também sobre outros problemas, como o câncer de próstata.

O ideal, e mais recomendado, é que o homem, à partir dos 45 anos de idade, faça um check up anual, mesmo quando não tenha presença de sintomas. Assim, o homem pode garantir saúde e bem-estar.

Portanto, se você está buscando um lugar para realizar um acompanhamento urológico, a Uromed é referência em Urologia em Santa Catarina. Contamos com uma equipe especializada, que garante uma dedicação exclusiva, além de cuidado, zelo e conforto para cada um dos nossos pacientes. Entre em contato com a nossa equipe e marque uma consulta com nossos profissionais.

Gostou do artigo? Quer ler mais conteúdos como esse? Então acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todos os nossos artigos! Você também pode seguir a página do Instagram da Uromed e acompanhar todas as novidades, além de informações sobre áreas específicas da urologia.