Artigos

Artigos

Por: - Urologista - CRM 1818 RQE 248
Publicado em 02/08/2019

Da hiperplasia ao câncer: quais são as doenças de próstata mais comuns?

Da hiperplasia ao câncer: quais são as doenças de próstata mais comuns?

A próstata é uma glândula presente nos homens, responsável pela produção do esperma, substância que conduz os espermatozoides até o óvulo. Ela está localizada perto da bexiga e, por isso, em casos de problemas com a próstata, as dores ao urinar são bastante comuns.

Ouça este conteúdo:

 

Uma das doenças de próstata mais comuns é o câncer, sendo a enfermidade que mais acomete homens de todo o mundo, e a segunda maior  entre os brasileiros. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), só no ano de 2018 foram registrados 68.220 novos casos, com 14.484 vítimas fatais. O câncer de próstata pode atingir homens de todas as idades, por esse motivo, é importante fazer os exames de diagnóstico e consultas periódicas com o médico especialista.

Mas, além do câncer, há outras doenças de próstata que precisam de atenção e tratamento, para que não ocorram complicações. Assim, deve-se estar atento aos sintomas que acometem a região da próstata, os principais sinais são:

  • dores ao urinar;
  • problemas na ejaculação;
  • desconforto na região pélvica e
  • sangramento anormal na urina.

Confira, neste artigo, quais são as principais doenças que acometem a próstata, seus sinais e tratamentos.

Principais doenças de próstata

Hiperplasia prostática benigna

Essa doença é muito comum em homens acima de 40 anos, sendo caracterizada pelo crescimento anormal da próstata, devido ao aumento do número de células da glândula.

Apesar de ser considerada uma doença benigna,a hiperplasia pode ser um problema, pois causa desconforto ao urinar, uma vez que a próstata obstrui o canal da uretra.

Os principais sintomas da hiperplasia envolvem: micção noturna, aumento da frequência urinária, diminuição da força do jato urinário, sensação de urgência para urinar e demora para iniciar a micção.

Prostatites

As prostatites consistem em doenças de próstata com quadros inflamatórios e infecciosos. Essas enfermidades são bastante comuns, correspondendo a grande parte das consultas dos urologistas.

As infecções de próstata possuem os seguintes sintomas: febre, dor na região pélvica e dificuldade ao urinar. Por vezes, a doença pode ser assintomática e, por esse motivo, é recomendável estar em dia com as consultas ao urologista.

As prostatites podem atingir quase 30% da população masculina e são facilmente tratadas com o uso de antibióticos.

Câncer de próstata

câncer de próstata é mais comum em homens a partir dos 60 anos, mas pode acometer pessoas de todas as idades. Ao contrário da hiperplasia, o câncer de próstata não é considerado benigno, sendo possível ocorrer a metástase (multiplicação das células cancerígenas) pelo corpo.

Homens com histórico familiar de câncer de próstata na família devem ter atenção especial, principalmente, em parentes de primeiro grau (pai ou irmãos). O diagnóstico é feito por meio da realização do toque retal.

Os principais sintomas do câncer de próstata são: dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco, presença de sangue no sêmen, dores na região pélvica, disfunção erétil e, até mesmo, dor óssea.

Como fazer o diagnóstico precoce das doenças de próstata?

Uma das formas de se prevenir das doenças de próstata é adotar hábitos saudáveis, incluindo o consumo de alimentos balanceados, a prática de atividades físicas e evitar o abuso de álcool, drogas e substâncias ilícitas. No entanto, a melhor forma é manter as consultas e exames médicos em dia.

Para isso, consulte um urologista especializado na saúde do homem, como os profissionais da UROMED. Você pode entrar em contato para agendar uma consulta e começar a adotar as medidas de prevenção para cuidar da sua saúde.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 1818 RQE 248

Formado em medicina pela UFSC, o Dr. Edemir Westphal é especialista em urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia.