Áreas de Atuação

Conheça as áreas de atuação da Urologia atendidas por nosso corpo clínico.

Outras atuações

Transplante renal: a participação do Urologista nos problemas relacionados com a insuficiência renal crônica se fez necessária devido a um enorme aumento no número de pacientes em diálise necessitando transplantes renais. Em uma série de centros, os Urologistas são o braço cirúrgico principal para o transplante renal e, em outros, sevem como membros da equipe cirúrgica. A estreita comunicação entre nefrologistas e urologistas tem levado a um envolvimento multidisciplinar cada vez mais amplo em doenças como a hipertensão arterial e outros distúrbios renais.

Trauma genitourinário: os traumatismos no trato genitourinário envolvem o Urologista como um membro chave da equipe de trauma durante a avaliação inicial do paciente com lesão múltiplas. A melhora recente nas técnicas de imagem para a avaliação do trauma renal e padronização das abordagens para o trauma do trato urinário inferior têm melhorado significativamente o atendimento desses pacientes. Há um grande número de abordagens para o problema da correção tardia de lesões no trato urinário, que estão relacionadas à cirurgia reconstrutiva.

Urologia reconstrutiva: é um campo altamente especializado da Urologia que restaura a estrutura e função do trato genitourinário. Envolve a atuação do Urologista em diversas correções cirúrgicas do trato urinário, desde cirurgias vasculares renais (para o tratamento da hipertensão renovascular), das anomalias anatômicas no transporte e armazenamento da urina (a se destacar o estreitamento da uretra), até a correção de sequelas tardias de outras intervenções (cirúrgicas ou radioterápicas) ou traumatismos.

Dermatologia genital e Doenças sexualmente transmissíveis: compete ao Urologista o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cutâneas do trato genitourinário, bem como das infecções oportunistas, desde a tuberculose até as manifestações urológicas da infecção pelo HIV/AIDS, passando pelas doenças sexualmente transmissíveis propriamente ditas.

Procedimentos

Estudo Urodinâmico

Exame que mostra se a bexiga está cumprindo sua função de armazenar e esvaziar urina.Ajuda a diagnosticar alterações como incontinência urinária, retenção urinária e infecções urinárias de repetição.

Cistoscopia

Exame endoscópio também chamado de uretrocistoscopia. É indicado para investigar a causa de sangue na urina, de incontinência urinária, ocorrência de infecções ou qualquer alteração na bexiga.

Urofluxometria

Exame que mede a velocidade do fluxo urinário e o volume de urina eliminada. É indicada para diagnosticar doenças como infecções urinárias de repetição, hiperplasia benigna da próstata e estenose da uretra.

Postectomia

Também chamada de circuncisão, é o procedimento cirúrgico que consiste na retirada do prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis). É indicada para pacientes com fimose, infecções por fungo recorrentes, melhorar a higiene e diminuir o risco de algumas DST’s.

Vasectomia

É um método de contracepção cirúrgica que interrompe a saída dos espermatozóides produzidos pelos testículos para o pênis. É um dos meios mais seguros de anticoncepção.

DST
DST
DST
DST
DST
DST
DST
DST
DST
estenose
funcao renal

Perguntas e Respostas