Áreas de Atuação

Conheça as áreas de atuação da Urologia atendidas por nosso corpo clínico.

Urologia Oncológica – Tumores Urológicos

Informações mais aprofundadas sobre este e outros temas oncológicos do trato urinário podem ser encontradas no site específico da equipe de urologia oncológica da Uromed – o Núcleo de Estudos em Onco-Urologia – NeoUro, clicando aqui.

 

neouro-logo

 

A Urologia Oncológica (Onco-Urologia ou Uro-Oncologia) é o ramo da Urologia responsável pela prevenção, diagnóstico, investigação, tratamento e seguimento dos tumores malignos do sistema genitourinário do adulto, como o câncer de próstata, glândulas suprarrenais (adrenais), bexiga, rins, ureteres, testículos e pênis. Atualmente, uma parcela considerável dos tratamentos cirúrgicos onco-urológicos é realizada por meio de técnicas minimamente invasivas (como a videolaparoscopia ou a Endourologia).

O tratamento das doenças malignas é uma parcela muito grande da prática urológica. Alguns dos resultados mais encorajadores no manejo clínico e cirúrgico de tumores sólidos envolve as neoplasias do trato genitourinário, como por exemplo, o câncer de próstata. O desenvolvimento de terapias multimodais, em que a quimioterapia, radioterapia e tratamento cirúrgico são usados em conjunto, tem proporcionado um melhor resultado terapêutico em diversos tipos de tumores urológicos, como os tumores de testículos. A permanente evolução dos métodos de diagnóstico precoce, dos exames de imagem (para diagnóstico, planejamento terapêutico e seguimento), das técnicas cirúrgicas e dos tratamentos oncológicos complementares (como as modernas terapias alvo e radioterapia) trazem um horizonte cada vez mais promissor para esta Urologia Oncológica.

cancer bexiga
cancer de penis
cancer de prostata
cancer de rim
cancer testiculo nao sem
cancer testiculo seminoma
cancer trato urin superior
HPB
HPB
HPB
HPB
HPB
HPB
HPB
cancer de adrenal

 

urologia-oncologica

Perguntas e Respostas