Artigos

Artigos

Por: - Urologista - CRM 2965 RQE 218
Publicado em 22/04/2015 - Atualizado 07/02/2019

Check-up masculino: descubra como está sua saúde

Check-up masculino: descubra como está sua saúde

Você recorda qual foi a última vez que passou por uma avaliação médica completa? Se essa pergunta for feita a uma mulher, é bem provável que ela irá responder que realizou uma consulta no período de um ou dois anos. Já entre os homens, o tempo entre uma consulta e outra tende a ser maior. A fama que o sexo masculino tem de negligenciar a saúde é bastante conhecida.

São diversas as pesquisas que apontam a falta de cuidado com o próprio corpo como um dos fatores que diminuem a longevidade da população masculina. Isso ocorre principalmente porque uma consulta simples de rotina pode apontar com antecedência o desenvolvimento de uma doença, o que aumenta de forma significativa as chances de cura.

Por que fazer check-up?

As mulheres têm uma disposição maior de se precaver em relação ao futuro. Essa característica fica bastante evidente quando o assunto é saúde. Os homens evitam ir ao médico por acreditarem que não há nada de errado e assim se expõem mais a situações de risco.

Acontece que um simples check-up pode não apenas prevenir doenças, como também aumentar o bem-estar do paciente. Com a descoberta de uma simples alteração na glicemia, por exemplo, é possível impedir a diabetes com mudanças alimentares bem mais acessíveis do que o tratamento da síndrome.

Outra doença que os homens demoram para identificar é a hipertensão. Mesmo sofrendo (sem saber) com todos os sintomas da pressão alta, muitos não buscam um tratamento adequado e acabam arriscando a vida por negligência.
Outra doença que depende de um diagnóstico precoce para ser tratada com eficiência é o câncer. Quanto mais cedo for identificado, maiores as chances de cura. Vale lembrar que não basta apenas ir ao médico. É importante seguir as recomendações do especialista para que os resultados positivos apareçam.

Vença preconceitos e faça os exames adequados

Além de os homens evitarem as visitas ao médico, existem alguns exames especialmente complicados de encarar. O toque retal é um deles. Apesar de ser simples, rápido e indolor, muitos pacientes se sentem constrangidos e acabam deixando a consulta pra depois.

Vencer esse medo, no entanto, pode significar um diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença com grandes de chances de cura se descoberta cedo.

Os exames mais pedidos

O check-up varia de acordo com a idade e as condições de saúde do paciente. Ainda assim, alguns aspectos têm maior relevância. Dentre eles estão:

  • Exames de sangue: hemograma, leucograma, níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e hemoglobina glicada
  • Avaliação da saúde das coronárias
  • Provas da função hepática e da função renal
  • Câncer de próstata: dosagem do PSA no sangue
  • Câncer de cólon: colonoscopia
  • Avaliação da função pulmonar, que é indicada aos fumantes
  • Raio X de tórax

Dedicar umas horas do seu ano para fazer exame e cuidar da saúde, pode garantir mais qualidade e mais tempo de vida. Você já fez o seu check-up esse ano?

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 2965 RQE 218

O Dr. Ivam Moritz é formado em medicina pela UFSC e especialista em urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos. Seu principal interesse é a Urologia Geral.