Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 23/11/2015 - Atualizado 07/02/2019

Problemas com infertilidade? Conheça os diferentes fatores que podem influenciar na saúde reprodutiva masculina

Problemas com infertilidade? Conheça os diferentes fatores que podem influenciar na saúde reprodutiva masculina

As últimas décadas estão sendo marcadas pela mudança de estilo de vida, novos hábitos e rotinas que influenciam diretamente na formação das famílias. Os casamentos estão acontecendo mais tarde, as mulheres se dedicando mais ao mercado de trabalho e a decisão por ter filhos também está cada vez sendo mais adiada.

Quando um casal não consegue uma gestação natural após um ano tendo relações sexuais sem uso de nenhuma forma de contraceptivos, essa situação pode ser caracterizada como infertilidade.

Engravidar naturalmente nem sempre é rápido

Em casais considerados normais, a chance de um obter gravidez é de aproximadamente 20% por ciclo menstrual, isso tem relação com o amadurecimento dos óvulos femininos e que com o passar dos anos vai diminuindo. Após um ano de tentativas mais de 80% dos casais conseguirão gravidez. Para quem passa esse período sem atingir a gravidez natural já pode considerar a possibilidade de procurar auxílio médico. Os dados registram que 15% dos casais tenham alguma dificuldade para atingir a gravidez natural.

Por que posso estar infértil?

As causas da infertilidade podem ser diversas, dependem de fatores, tanto nos homens como nas mulheres. Quando a infertilidade é percebida a indicação é o acompanhamento com um médico que possa iniciar a investigação em busca das possíveis causas.

Os principais fatores que influenciam a infertilidade masculina incluem condições genéticas, influências hormonais, infecções, obstrução do canal por onde passam os espermatozoides, vasectomia e varicocele.

É possível tratar a infertilidade?

Iniciado o acompanhamento especializado, e identificada a causa e o grau da infertilidade, o médico avaliará quais as possibilidades de tratamento. Quando o problema for provocado por infecção, o primeiro passo é tratar o problema. Se os hormônios estiverem desregulados, a estabilização hormonal é necessária. Nos casos de varicocele (quando as veias do testículo ficam dilatadas) a correção cirúrgica pode atingir resultados positivos em até 70% dos pacientes.

Quando o paciente fez uma vasectomia e deseja retomar a fertilidade podem ser indicadas duas opções, uma é a reversão da vasectomia e outra a fertilização in vitro, procedimento que coleta os espermatozoides e óvulos e realiza a fertilização em laboratório. A escolha do método depende de cada caso, desde o tempo de vasectomia até o perfil da parceira e outros fatores avaliados pela equipe médica.

Reprodução assistida pode ser a solução

Quando as causas da infertilidade não podem ser revertidas com cirurgias ou tratamentos, mas o homem possui espermatozoides que podem ser coletados, as técnicas de reprodução assistida são uma opção para o casal. Existem diferentes técnicas que podem auxiliar na conquista da gravidez, desde a Inseminação Artificial até a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides, o melhor tratamento será indicado pelo médico de acordo com avaliação do casal.

Você não está sozinho

Está tentando ter filhos e não está conseguindo naturalmente? Procure um médico Urologista, inicie uma investigação clínica e converse com quem também enfrenta o mesmo problema, você não é o único que está passando por essa situação. Marque uma consulta e tire todas suas dúvidas.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 9576 RQE 6654

Graduação em Medicina pela UFPel – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas – RS (2001) Residência Médica em Cirurgia Geral pelo HSJ – Hospital São José, Criciúma – SC (2003) Residência...