Por: Dr. Edemir Westphal - Urologista - CRM 1818 RQE 248
Publicado em 01/01/2021 - Atualizado 04/01/2021
A vontade de urinar à noite, além de trazer muito desconforto e prejudicar o sono, pode ser um sinal de uma doença urológica. Apesar de ser mais comum durante a terceira idade, ela também pode ocorrer em crianças, jovens e pessoas de meia-idade.
Para saber se há necessidade de se preocupar, é preciso conhecer as principais causas e fazer mudanças no consumo de água, de chás e de álcool, por exemplo.
Continue lendo o nosso artigo e saiba as possíveis causas da vontade de urinar à noite e quando ela é motivo para consultar um urologista.
A vontade de urinar à noite, segundo a Associação Portuguesa de Urologia, era vista como um sintoma de doença até 2002, quando foi reconhecida como uma entidade clínica chamada noctúria. Essa definição foi feita pela ICS, a International Continence Society, e consiste na necessidade de levantar após dormir para ir ao banheiro.
É importante frisar que a micção deve ser precedida e seguida de um período de sono. Ou seja, a primeira micção ao acordar de manhã não está incluída na noctúria.
Ainda de acordo com a APU, a vontade de urinar à noite é dividida em três grupos:
relacionada com o volume miccional,
relacionada com o aparelho urinário inferior,
relacionada com o sono.
Dentro de cada um desses grupos, há razões fisiológicas, patológicas e comportamentais. Confira os mais comuns e saiba se o que você está passando não é sinal de uma doença.
A ingestão excessiva de líquidos é uma das causas comuns para a vontade de urinar à noite. Quando bebemos muita água, sucos ou até mesmo álcool no período do final da tarde, ou à noite, o nosso corpo trabalha a mais para eliminar o excesso, o que nos faz acordar para ir ao banheiro no período noturno.
Algumas substâncias, como chás diuréticos, cafeína e alguns medicamentos, como o lítio e a teofilina, promovem a excreção renal de água, o que causa vontade de urinar.
A melhor maneira para você verificar se é esse o seu caso é parar ou diminuir a ingestão de líquidos no período da noite e remover as substâncias citadas acima. No caso de medicamentos, é necessário consultar o seu médico antes de interromper o uso.
Não é incomum que a vontade de urinar à noite esteja relacionada com problemas fisiológicos no aparelho urinário, principalmente no trato inferior. A doença conhecida como bexiga hiperativa, por exemplo, tem como um de seus sintomas a noctúria e pode acompanhar a incontinência urinária.
Segundo a Ebserh, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estudos apontam a sua incidência em 16,9% em mulheres. Essa prevalência aumenta com o passar dos anos, subindo para 30,9% nas mulheres com mais de 65 anos.
A noctúria também pode ser causada pela baixa capacidade funcional da bexiga ou ainda pela urgência sensitiva, em que pequenas quantidades causam vontade de urinar.
Esse último quadro pode ser causado por infecções urinárias.
Muitas pessoas não sabem, mas a diabetes mellitus pode influenciar diretamente na saúde do trato urinário. Uma pesquisa realizada no Departamento de Ginecologia do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz, com 578 pacientes mulheres com problemas urológicos, mostrou que:
39% desenvolveu incontinência urinária de esforço e
23,4% desenvolveu hiperatividade do detrusor.
Vale ressaltar ainda que a maioria das mulheres estudadas tinha diabetes tipo 2.
Não é incomum, também, que a vontade de urinar à noite esteja relacionada com problemas no sono. Como a pessoa não consegue dormir ou ainda acorda durante a noite, ela aproveita para urinar, se tornando um hábito.
Isso pode ser causada por condições como:
insônia;
apneia ou dispneia;
dor crônica e
depressão.
É difícil identificar sozinho qual é a causa da vontade de urinar à noite. Por isso, é sempre recomendado a visita a um especialista, o urologista. Em uma consulta, ele conversará com você, conhecerá o seu histórico médico e poderá identificar outros sinais associados.
Além disso, poderá realizar exames para investigar possíveis patologias, como a cistoscopia.
Nossa dica, antes de marcar sua consulta, é verificar que a causa não é a ingestão excessiva de líquidos ou de substâncias como cafeína e chás diuréticos. Caso não seja o seu caso, marque uma consulta e se certifique que a sua vontade de urinar à noite não está relacionada com uma doença e comece o tratamento adequado.
Se você quer conferir mais conteúdos sobre a área da urologia, nos siga no Facebook e Instagram. Lá, você encontrará dicas exclusivas e ainda ficará por dentro das novidades da Clínica Uromed!
Material escrito por: Dr. Edemir Westphal
- Urologista - CRM 1818 RQE 248
Formado em medicina pela UFSC, o Dr. Edemir Westphal é especialista em urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia.