Áreas de Atuação

Conheça as áreas de atuação da Urologia atendidas por nosso corpo clínico.

Endourologia e Litíase Urinária

A endourologia é o ramo da urologia que examina e trata as patologias de forma minimamente invasiva por meio da manipulação endoscópica, com o auxílio de pequenas câmeras e instrumentos que são inseridos no trato urinário. Entre as principais doenças tratadas está a litíase urinária, as famosas pedras nos rins.

Por meio das cirurgias endoscópicas, é possível fornecer um tratamento menos invasivo e recuperação mais rápida, diminuindo as chances de complicações.

Continue lendo para saber mais sobre a endourologia e os principais exames e intervenções realizados por esse ramo da Urologia, saiba também quando agendar uma consulta em Florianópolis com um especialista nessa área.

Exames da Eudourologia

Como já falado, a endourologia é a especialidade da urologia que examina de forma minimamente invasiva o sistema urinário. Os dois exames mais conhecidos e realizados nesse ramo é a cistoscopia e a ureteroscopia. Veja mais detalhes sobre cada um deles.

Cistoscopia

A cistoscopia é um procedimento que permite ao médico visualizar a parte interna da bexiga e da uretra, o canal por onde a urina sai. Isso é feito por meio da inserção de uma câmera minúscula, chamada de cistoscópio. Para evitar desconfortos e garantir boas imagens, o paciente é anestesiado.

Esse exame é indicado para auxiliar no diagnóstico de doenças do sistema urinário e, normalmente, é indicado quando o paciente apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:

  • excesso de vontade de urinar;

  • incontinência urinária;

  • sangue ou outras anormalidades na urina e

  • dor ao urinar.

Além disso, também é comum na endourologia pedir esse exame após procedimentos cirúrgicos para garantir que os tecidos da bexiga, do ureter e da uretra não foram danificados.

A cistoscopia é muito útil e permite o diagnóstico da litíase urinária, assim como de tumores e anomalias. Após a sua realização, é comum haver uma leve queimação ao urinar e ter pequenas quantidades de sangue na urina, o que, em geral, passa dentro de 24 horas.

Ureteroscopia

A ureteroscopia também é um exame da endourologia e, como o próprio nome sugere, visa investigar o ureter, canal que leva a urina do rim até a bexiga. Também é possível, por meio dele, analisar a parte interna do rim, chamada de cálices renais. Para sua realização, o paciente é anestesiado.

O aparelho utilizado se chama ureteroscópio e também conta com uma pequena câmera que, junto com raios-x, auxilia a passagem até a área desejada. Esse procedimento é indicado para diagnosticar a causa do sangue na urina, a formação de cálculos renais e no estreitamento do ureter, seja por causa congênita ou não.

Vale ressaltar que muitas cistoscopias, durante a sua realização, também fazem a análise do ureter. Nesses casos, os exames são chamados de ureteroscopia.

Doenças tratadas pela Endourologia

Além dos exames, esse ramo da urologia também atua no tratamento de diversas doenças do trato urinário. Entre as principais estão:

Litíase urinária

A litíase urinária, também chamada de cálculo urinário, sempre foi uma doença amplamente tratada pela urologia e foi revolucionada pela cirurgia transuretral, ou seja, pelo acesso ao órgão com pedras por meio da uretra.

A remoção das pedras de forma não invasiva se chama nefrolitotripsia e envolve o acesso da área desejada e aplicação de ondas de choque para fragmentar o cálculo e removê-lo com segurança. Essas técnicas, em conjunto, têm tornado obsoletos os procedimentos cirúrgicos abertos no caso de litíase urinária no rim ou na uretra.

Tumores

A aplicação mais comum da endourologia é no tratamento de cálculos urinários, mas esse ramo também pode auxiliar em outras patologias, como na remoção de tumores da bexiga e rins.

Para isso, é realizada a ressecção transuretral, uma técnica que remove a parte do tumor que é visível para que ele possa ser enviado para a biopsia, analisando se é, ou não, maligno. Se já há o diagnóstico, o médico responsável utiliza um laser na área para destruir as células cancerígenas.

Entre os principais benefícios de se optar por esse procedimento é evitar a cirurgia invasiva que pode ser muito debilitante e ter uma recuperação longa para os pacientes oncológicos. Essa cirurgia também pode ser realizada para a remoção de cistos.

Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia prostática benigna é uma doença que afeta muitos homens após os 50 anos, mas estima-se que apenas 10% deles precisem passar por uma cirurgia para atenuar os sintomas. Entre as opções de procedimentos, está a ressecção endoscópica da próstata.

Essa cirurgia é indicada para os pacientes com dificuldade para urinar, problema que diminui a qualidade de vida e traz desconfortos.

Agende sua consulta com um especialista em endourologia em Florianópolis

Agora que você já sabe mais sobre a endourologia e a facilidade que ela proporciona para o tratamento da litíase urinária, não deixe de agendar sua consulta com um especialista. Nós, da Uromed, contamos com uma equipe altamente capacitada composta por:

Entre em contato conosco para agendar sua consulta em Florianópolis e garantir um atendimento humanizado e de alta qualidade.

calculos
JUV
litiase
litiase vesical
obstrucao
ureter

logo-edibert-Melchert

endourologia-e-litiase-urinaria

Perguntas e Respostas