Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 18/02/2022

Dor e sangramento ao urinar, o que pode ser?

Dor e sangramento ao urinar, o que pode ser?

Está assustado(a) porque percebeu dor e sangramento ao urinar? Criamos esse guia para te mostrar quais os problemas mais comuns que esses sintomas podem representar

Você vai ao banheiro como em um dia qualquer. Contudo, se depara com uma situação: dor e sangramento ao urinar. É algo que pode ser assustador e logo gerar diversas dúvidas e medos.

Está passando por algo assim? A primeira orientação é: tenha calma. São vários os motivos que podem gerar esses sinais. Porém, vale lembrar que qualquer sintoma significa que algo não está funcionando da maneira correta no organismo.

Por isso, é importante procurar assistência médica quanto antes. No entanto, é bom já conhecer alguns problemas que podem gerar dor e sangramento ao urinar. Preparamos esse material para te ajudar. Acompanhe a leitura.

Dor e sangramento ao urinar: o que pode ser?

Desde coisas simples até doenças complexas estão na lista do que pode acarretar dor e sangramento ao urinar. Então, listamos os principais fatores.

Sangue

Primeiro, vamos começar com o sangue na urina. As causas mais comuns são:

Menstruação: para as mulheres, uma causa é a menstruação. Logo no início do período, alguns filetes de sangue podem aparecer no vaso, mas eles não representam uma doença urológica ou nefrológica. É só um sinal de que logo a menstruação chegará. Por isso, não é recomendado que mulheres façam exames de urina nos dias próximos do período menstrual.

Uso de medicamentos: alguns remédios, como anticoagulantes, podem deixar traços de sangue da urina. Outros fazem com que o líquido tenha uma coloração diferente, o que costuma confundir as pessoas.

Infecção urinária: quando a infecção já está avançada, é possível que, além de dor, o paciente também note sangue ao urinar. Então, a dica é sempre começar a cuidar do problema quanto antes.

Pedras nos rins: as pedras podem ferir os canais do sistema excretor e, assim, deixar sangue na urina.

Tipos de cânceres: doenças graves também possuem dor e sangramento ao urinar como sintomas. É o caso do câncer de rim, bexiga e próstata. Os pacientes também podem ter incontinência urinária e perda de peso.

Mesmo que você ache que é um problema banal, não deixe de ir ao médico. Com o especialista, será possível identificar a doença e obter o tratamento correto.

Dor

Agora, é a hora de falar sobre a dor ao urinar. Esses são os principais geradores do incômodo:

Infecção urinária: como já mencionamos, a dor é sintoma comum desse problema. Geralmente, há a sensação de ardência e muita vontade de urinar, mas com pouca saída de líquido.

A infecção pode se situar em diversas partes. A cistite, por exemplo, é quando ela está na bexiga; a uretrite, na uretra; e a pielonefrite é o estágio mais grave, quando as bactérias “sobem” para os rins.

Então, não pense que a infecção urinária é um problema bobo. Ela pode se agravar e gerar graves danos à saúde.

ISTs: clamídia e gonorreia são algumas das doenças sexualmente transmissíveis (ISTs) que causam dor ao urinar e, em determinadas situações, também sangramento. Outro sinal para ficar atento é o surgimento de lesões e verrugas na região íntima.

Pedras nos rins: elas também estão nessa lista. A dor gerada costuma ser forte e na região lombar, além de ser associada à vontade de vomitar.

Em todos os casos, quando houver dor e sangramento ao urinar, o importante é procurar o médico.

Além da dor e sangramento ao urinar, fique alerta a esses outros sinais:

Alguns outros sintomas contribuem para deixar mais clara a situação de que algo está errado com seus rins ou outra parte do sistema excretor. São eles:

  1. alterações na urina: na cor e no cheiro, por exemplo;
  2. espuma na urina;
  3. fadiga constante;
  4. dores nas costas;
  5. hipertensão;
  6. perda de apetite;
  7. náuseas e vômitos e
  8. coceira na pele.

Teve dor e sangramento ao urinar? Procure o urologista!

O médico urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças que afetam o sistema urinário, tanto em homens quanto em mulheres. Por isso, se você está enfrentando dor e sangramento ao urinar, é importante procurar esse especialista.

Na Uromed, temos um time de urologistas prontos para te ajudar e cuidar muito bem de você.

Agora, nos conte, você gostou das informações que repassamos? Em nossas redes sociais, sempre publicamos materiais importantes como esse, com o objetivo de ajudar a todos a cuidar bem de si mesmos.

Convidamos você a nos seguir no Instagram e no Facebook.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 4265 RQE 1147

Diretor Técnico na Uromed, o Dr. Waltamir Horn Hülse é formado em medicina pela UFSC e especialista em urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia, da Associação Brasileira do Assoalho Pélvico e da International Continence Society Seus principais interesses são a uroginecologia e urologia feminina.