Artigos

Artigos
03 de maio de 2018

Inflamação da uretra: como saber se você está livre desse problema

Inflamação da uretra: como saber se você está livre desse problema

A inflamação da uretra também é chamada de uretrite e é uma situação que pode acometer homens e mulheres. O sexo feminino, por sua vez, também pode desenvolver uma consequente inflamação no cérvix, chamada cervicite.

Geralmente, a inflamação da uretra, que é o tubo responsável por esvaziar a bexiga, é resultado de infecções. A mais comum pode ser desenvolvida por Doença Sexualmente Transmissível (DST), como a clamídia ou alguma bactéria similar, que pode ser transmitida durante o sexo sem preservativo, seja por via vaginal, oral ou anal.

A tricomoníase e a herpes genital também são causas da uretrite. Além da inflamação na uretra, a herpes genital resulta em feridas ou bolhas na pele e no pênis. Sexo anal sem proteção também pode ocasionar a uretrite, em decorrência das bactérias intestinais que podem se acoplar no pênis. Doenças autoimunes, irritação química ou tumores dentro da uretra também levam à inflamação do canal.

Como saber se estou com inflamação da uretra?

Em uma parte dos casos, a uretrite pode não apresentar sintomas muito visíveis. Nos homens, pode haver pus ou corrimento claro esbranquiçado, oriundo do pênis, junto à queimação e dor ao urinar, e coceira por dentro do órgão genital. Muitas vezes, a infecção pode se alastrar para os testículos, resultando em inchaço e dor no saco escrotal.

Ao relatar ao seu médico determinada exposição a alguma DST, como a clamídia ou gonorreia, serão solicitados alguns exames. Muitas vezes, mesmo sem mencionar sintomas, os exames são feitos para diagnosticar a inflamação. Em alguns casos mais urgentes, os sintomas podem conter dor no baixo ventre, febre, corrimento uretral ou vaginal.

Tratamento

A infecção da uretra pode ser tratada com antibióticos, caso a causa seja infecção bacteriana. Geralmente é medicada uma dose única, o que não garante a imunidade se a pessoa voltar a ter contato com a bactéria. Dependendo da causa infecciosa, a uretrite não tratada pode gerar consequências como dor e inchaço nas articulações e infecção nos olhos. A negligência do tratamento também pode ocasionar a probabilidade de contrair e espalhar o vírus HIV. Por isso, ao apresentar sintomas de infecção na uretra, procure imediatamente um médico.

Nos homens, a infecção pode chegar até os testículos e ocasionar infertilidade. Do mesmo modo, a mulher pode comprometer o seu sistema reprodutor, podendo ficar permanentemente infértil. Além disso, no sexo feminino, a uretrite pode ser acompanhada pela infecção no cérvix, que pode trazer imenso desconforto e dor.

Caso você seja diagnosticado com uretrite, é fundamental comunicar os seus parceiros sexuais dos últimos dois meses. Assim, eles também podem ser examinados e tratados. É importante, também, evitar relações sexuais até que o tratamento seja concluído, caso contrário, a infecção pode não desaparecer. A infecção da uretra pode ser tratada com um médico urologista ou ginecologista.

Ainda tem alguma dúvida sobre a infecção na uretra? Entre em contato conosco para que possamos esclarecer seus questionamentos.