Artigos

Artigos

Publicado em 10/10/2022 - Atualizado 19/07/2023

Peniscopia: o que é e onde fazer

Peniscopia: o que é e onde fazer

peniscopia é um exame urológico empregado, principalmente, no diagnóstico de lesões subclínicas (não visíveis a olho nu) provocadas pelo papilomavírus humano (HPV). Essa é considerada uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais frequentes e que costuma permanecer, por bastante tempo, assintomática — o que a torna objeto de atenção nos check-ups urológicos.

Neste artigo, mostramos como a peniscopia é realizada e quais são suas principais indicações. Veja, também, onde realizar esse tipo de avaliação, com toda segurança e eficácia, em Florianópolis, SC.

O que é e como é realizada a peniscopia?

A peniscopia consiste na inspeção da genitália masculina após aplicação de uma solução de ácido acético a 5% sobre a pele da região. Trata-se de um teste muito empregado na detecção de lesões do tipo condiloma plano (induzidas pelo HPV), geralmente, imperceptíveis ao olho humano.

Na prática, o ácido acético provoca uma vasoconstrição local, causando a coagulação temporária das áreas ricas em proteínas, o que ocorre devido à replicação viral. Essas ficam esbranquiçadas (lesões acetobrancas), permitindo ao urologista visualizar as áreas passíveis de análise laboratorial, para que, após sua coleta e avaliação, possa determinar o quadro.

Sendo assim, a peniscopia é uma ferramenta útil. Mas, se realizada sozinha, trata-se de um método pouco específico. Por isso, o diagnóstico final somente é dado após a avaliação histopatológica, ou seja, a biópsia das amostras de tecidos coletadas após aplicação do ácido acético.

O diagnóstico do HPV no homem é mais complicado?

Sim. Diferentemente da mulher, na qual é realizado o conhecido exame de papanicolau, a detecção do HPV no homem é, de fato, mais complicada. Dois fatores colaboram nesse sentido:

  • o tipo de tecido que recobre o pênis (epitélio estratificado escamoso não queratinizado);
  • a higienização do órgão imediatamente antes da consulta, o que leva à diminuição das células infectadas.

Outra diferença em relação ao público feminino é que, no caso dos homens, a infecção pelo HPV não se associa, significativamente, aos tumores do trato geniturinário. Isso faz com que, muitas vezes, eles se descuidem da própria saúde.

Nelas, por outro lado, as lesões induzidas pelo papilomavírus são um fator de risco importante para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Dessa forma, o cuidado para prevenir e, se preciso, tratar lesões do HPV o quanto antes, é algo de que elas não abrem mão.

Quando esse tipo de exame do pênis é indicado?

A avaliação peniscópica é indicada em três situações principais:

  • quando a parceira tem diagnóstico de infecção por HPV;
  • quando a parceira tem diagnóstico de câncer do colo do útero e
  • quando existe a suspeita de contágio por IST.

Segundo a literatura médica, o prepúcio (pele retrátil que cobre a glande, a chamada “cabeça” do pênis) tende a ser a área prevalente para o surgimento das lesões. Mas, as áreas adjacentes também podem ser acometidas.

exame costuma ser mais realizado em homens com idades entre 20 e 39 anos. No entanto, eles não são os únicos: a quantidade de pacientes acima dos 40 anos que têm indicação para fazê-lo também é grande.

Um dado interessante é que, quanto maior o número de parceiras sexuais, maiores as chances de o homem ter HPV. Estima-se que, ao se relacionar com duas mulheres em um mesmo período, o risco de infecção aumente de três a quatro vezes.

Onde realizar peniscopia em Florianópolis?

Quem precisa realizar uma peniscopia em Florianópolis, assim como outros importantes exames e procedimentos urológicos, pode contar com a qualidade da Uromed. Somos uma clínica de referência na área da urologia, com um corpo clínico experiente, altamente especializado e dedicado aos nossos pacientes.

Nossa área de atuação compreende as seguintes disciplinas:

  • urologia geral;
  • andrologia (saúde sexual masculina) e reprodução humana;
  • urologia oncológica;
  • endourologia (diagnósticos e tratamentos por meio de endoscopias);
  • cálculos urinários (litíases urinárias);
  • disfunções miccionais e uroneurologia.

Tamanha abrangência nos permite tratar quaisquer problemas relacionados às doenças urológicas. Para melhorar, estamos localizados bem no Centro da ilha, em uma região de fácil acesso, e atendemos por convênio e pacientes particulares. Portanto, para realizar sua peniscopia ou outros exames necessários, procure a Uromed!

Em caso de dúvida, entre em contato pelo site. Já para fazer uma avaliação individualizada, agende sua consulta pelo telefone ou WhatsApp: (48) 3223-5550 ou (48) 99151-5550. Estamos à disposição!