Por: Dr. Aguinel José Bastian Júnior
Publicado em 11/12/2021 - Atualizado 13/10/2022
Ao identificar sangue na urina é preciso ficar atento, uma vez que esse sintoma está diretamente ligado com várias doenças, como o câncer.
O sangue é um tecido líquido produzido pelo organismo que circula por todo o corpo e tem a função de transportar substâncias essenciais para a vida, como oxigênio e nutrientes. Apesar de cada paciente ter uma quantidade ideal, dependendo da sua estrutura, ele nunca deve estar visível na urina, tirando os dias em que as mulheres menstruam.
Esse sintoma está entre os sinais de câncer, condição que pode afetar todos os tecidos do corpo, inclusive os do sistema urinário. Normalmente, está ligado com o crescimento de tumores na bexiga, um órgão esférico localizado na bacia que tem como função armazenar a urina depois dela ser filtrada pelos rins.
Na parte interna, o órgão é revestido pelo epitélio, um tecido formado por células especiais, capazes de se expandir para armazenar urina. O câncer na bexiga surge nestas células, que estão suscetíveis à doença como qualquer outra célula presente no organismo humano. Em 90% dos casos, o principal sintoma é a presença de sangue na urina.
Mas esse sintoma também pode ser um indicativo de outras doenças. Por isso, nunca deve ser ignorado, é um sinal evidente de que algo está comprometendo a saúde do organismo. É preciso procurar um urologista para investigar a causa e restabelecer a saúde.
Continue lendo para saber mais sobre as causas do sangue na urina e conferir quais são as possíveis causas desse problema.
As queixas mais comuns que levam as pessoas a agendar uma consulta com o urologista é dor durante ou após a micção e o sangue na urina. Essa segunda condição é chamada hematúria e pode ocorrer de duas formas: visível, deixando o xixi avermelhado, ou microscópica, identificada a partir de exames.
Estima-se que a hematúria ocorra entre 2,5% a 18% da população, e pode se originar de qualquer local do trato urinário, como:
Em muitos pacientes não é possível identificar uma causa específica. Mas essa condição pode ser sintoma de uma infecção, cálculo no sistema urinário ou até mesmo câncer.
Por isso, é sempre necessário procurar um urologista, independente de existirem ou não sintomas associados, como dor ou qualquer outro tipo de desconforto. Ao procurar o médico não esqueça de relatar como está seu quadro geral de saúde, suas preferências alimentares, condições do ambiente de trabalho e hábitos de vida.
Após conhecer o paciente e familiarizar-se com os seus hábitos, o urologista pode solicitar exames pertinentes, como a cistoscopia. Esse procedimento consiste na indução de uma câmera fina, pelo canal da urina, até a bexiga, que permite ao médico a visualização de todos os órgãos para identificar se há lesões ou outros problemas.
O sangue na urina é um sinal de alerta de diferentes doenças do aparelho urinário. As principais são:
O câncer de bexiga é uma das principais causas de haver sangue na urina. Apesar de precisar ser tratado de forma séria, cerca de 80% dos casos o tumor é superficial, o que facilita o seu tratamento. Além disso, as células malignas tendem a ter o tamanho de uma verruga, simplificando a remoção completa.
A retirada do tumor é feita com o auxílio de um aparelho, equipado com uma câmera, que o médico conduz pelo canal da urina até a bexiga para raspar o tumor. Em alguns casos, o urologista pode indicar uma terapia complementar com BCG, uma espécie de vacina que é aplicada no órgão para estimular a reação imunológica do epitélio e evitar que novos tumores apareçam.
Em mais de 20% dos casos, quando o médico já tem acesso para remover esse tumor, o câncer já está invasivo, ou seja, já infiltrou a parede muscular da bexiga. Nesse estágio, tratar a doença é mais complexo, mas ainda com chances de cura se a condição não apresentar metástases. Nesses casos, pode-se recomendar:
O sangue na urina também pode indicar câncer em outros órgãos, como no rim, na próstata, nos ureteres ou na uretra.
A formação de pedras no trato urinário também pode ser a causa de alterações na urina. O tratamento dessa condição pode ser feito com medicamentos que quebram os cálculos já formados. Nos casos mais sérios, por meio de procedimentos minimamente invasivos.
As infecções podem causar sangue na urina. Essa condição ocorre quando algum tipo de microorganismo, como bactérias, vírus ou fungos, entram no canal urinário. Normalmente, é acompanhada de sintomas, como dor ao urinar, febre e náusea.
Vale ressaltar que essa enfermidade é mais comum entre as mulheres, visto que a uretra é menor e o anus é mais próximo desse canal. O seu tratamento consiste no uso de medicamentos que podem variar conforme a causa.
Também chamada hipertrofia prostática benigna, essa doença é caracterizada pelo aumento da próstata, o que ocorre com o passar dos anos naturalmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos terão esse problema. Aos 90 anos, o número sobe para 80%.
Apesar da alta incidência, com o acompanhamento médico é possível fazer o controle dos sintomas para trazer mais qualidade de vida ao paciente. Pode-se, também, realizar a retirada da próstata.
Essa é outra causa do sangue na urina que só pode ocorrer em homens. A infecção da próstata, também chamada prostatite, acontece por diversos motivos, como a propagação de uma infecção urinária.
Nesses casos, o tratamento é feito com medicamentos que reduzem a infecção e inflamação da glândula.
A partir do momento que você já tem sangue na urina, não há nada para fazer a não ser ir ao urologista para identificar a causa. Mas, caso esse sintoma ainda não tenha se apresentado, existem ações que podem prevenir esse problema.
Um deles é o tabagismo, sendo esse o principal fator de risco para o câncer de bexiga. O fumante possui muito mais chances de desenvolver do que os não fumantes, de acordo com um levantamento divulgado no início de 2013 pelo Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp).
A pesquisa mostrou que aproximadamente 65% dos homens e 25% das mulheres diagnosticadas com câncer de bexiga têm relação com o tabagismo. A explicação está no fato de os agentes metabólicos do cigarro, inalados junto com a fumaça, irritarem o revestimento delicado do aparelho urinário, o que, no longo prazo, pode desencadear o problema.
Além disso, também se recomenda:
Existem casos em que o sangue na urina não ocorre de forma visível, ou seja, não é observável a olho nu. Para identificar esse problema, é preciso realizar exames laboratoriais frequentemente.
Esse hábito evita que alguma doença se desenvolva e permite um acompanhamento de toda a saúde urinária. Isso é ainda mais importante para pacientes que contam com fatores de risco para o desenvolvimento das condições citadas acima.
Respondendo à pergunta central do artigo: não, nem sempre o sangue na urina é câncer, mas pode ser. Somente um médico poderá avaliar qual é a causa por meio de exames e, se necessário, recomendar um tratamento.
É importante ainda não esperar para procurar o médico ou, ainda, cancelar a consulta ao ver que o problema parou. Apenas um check-up total poderá garantir que não há nenhuma doença. Aguardar muito para ir em um urologista pode causar o agravamento da condição e reduzir as chances de cura.
Se você está com sangue na urina e mora em Florianópolis ou região, entre em contato conosco. Somos uma clínica localizada no centro da cidade e contamos com especialistas no sistema urinário. Aqui você pode realizar exames para verificar se está tudo bem com a sua uretra, ureteres, rins e bexiga. Entre em contato conosco para agendar um horário.
Material escrito por: Dr. Aguinel José Bastian Júnior
- Urologista - CRM 5179 RQE 9107
Formado em medicina e mestre em ciências médicas pela UFSC, o Dr. Aguinel Bastian Júnior é doutor pela USP e desde sua especialização dedica-se ao estudo e tratamento onco-urológico. É membro da equipe do NeoUro – Núcleo de Estudos em Onco-urologia da Uromed. Ver Lattes