Artigos

Artigos
22 de junho de 2017

Varicocele é a principal causa da infertilidade masculina

Varicocele é a principal causa da infertilidade masculina

Várias condições podem tornar um homem infértil, mas é a varicocele a principal causa da infertilidade masculina. Ela surge na adolescência, entre os 11 e os 17 anos. Trata-se de uma variz que se desenvolve em um ou em ambos os testículos e provoca a dilatação das veias, além da diminuição do volume testicular, um sinal perceptível da presença da doença.

A maioria dos homens com varicocele não apresenta nenhum sintoma. Alguns nem sabem que são portadores da doença até realizarem um exame físico de rotina. É assim que a varicocele, geralmente, é diagnosticada.

Isso não quer dizer que a doença é totalmente assintomática. Em alguns casos, o homem com varicocele pode sentir dor nos testículos e sensação de peso na região escrotal.

A ausência desses sintomas e a falta de diagnóstico fazem com que muitos homens acreditem estar saudáveis e em plenas condições de tornarem-se pais. Apenas quando a fecundação não acontece é que surge a desconfiança de que algo pode estar ocasionando a dificuldade para engravidar e, então, a varicocele é identificada.

Existem três graus de varicocele. Eles são definidos de acordo com o tamanho das varizes. A de grau três é o tipo mais avançado da doença e pode ser visualizada através da pele do escroto. A de grau dois só é detectada pela palpação e a de grau um exige que seja realizada a manobra de Valsalva (aumento da pressão abdominal e obstrução da saída de ar pela boca durante o esforço respiratório) para que possa ser identificada.

Por que a varicocele é a principal causa da infertilidade masculina?

A razão pela qual a doença é a principal causa da infertilidade masculina  é o aumento da temperatura que a condição gera nos testículos. Um ambiente mais quente prejudica a produção de espermatozoides. Em menor quantidade e com menos motilidade, os gametas não conseguem fecundar o óvulo.

Uma cirurgia pode ser realizada para reverter a varicocele, porém, alguns médicos indicam o tratamento cirúrgico somente nos casos em que há risco de a doença causar infertilidade ou provocar outras complicações. Nas demais situações, os especialistas recomendam a realização de tratamentos com reprodução humana assistida para os homens que desejam ter filhos.

A cirurgia é feita com anestesia local e/ou sedação e dificilmente surgem efeitos adversos após o procedimento. O período de recuperação é curto e a única coisa que o homem pode sentir no pós-operatório é um pouco de dor.A operação deve ser realizada, sempre, com o auxílio visual de um microscópio para evitar ligaduras ou secções de estruturas essenciais, além de aumentar a taxa de visualização de todas a veias responsáveis por causar a infertilidade.

O homem com varicocele deve conversar abertamente com seu médico de confiança sobre as possibilidades e implicações de cada tratamento, para decidir, em conjunto com o especialista, qual terapêutica é a mais adequada para o seu caso.